Nando Reis relembra vício em drogas e bebidas alcoólicas: “Sou alcoólatra, mas recuperei minha sobriedade”

Em uma entrevista, o cantor e compositor Nando Reis deu detalhes sobre a época em que abusava de seus vícios.

Nando Reis - Foto: Reprodução / Instagram @nandoreis
Nando Reis – Foto: Reprodução / Instagram @nandoreis

O cantor e compositor Nando Reis concedeu uma entrevista à revista ‘Piauí‘, abordando abertamente seu passado de vício em bebida e cocaína, admitindo ser alcoólatra. Aos 60 anos, o cantor detalhou os desafios que enfrentou devido ao uso de drogas ao longo de sua carreira e compartilhou como lida com essa questão atualmente.

Sou alcoólatra, mas recuperei minha sobriedade. Minha jornada com o álcool começou na adolescência e, gradativamente, foi se tornando um uso abusivo e uma dependência. Comecei a beber aos 13 anos e só parei aos 53. Foram décadas de consumo pesado e, com o passar do tempo, associado à cocaína. Estou há quase sete anos sóbrio, mas não deixei de ser alcoólatra: consigo sentir a compulsão dentro de mim“, começou o famoso artista em sua entrevista.

(…) O álcool era um escudo entre mim e a realidade. Comparo o alcoolismo a uma barreira que se impôs entre mim e o resto do mundo, entre mim e os meus próprios sentimentos e a minha própria razão“, continuou o cantor, explicando.

Nando Reis comenta sobre seus vícios

O compositor, ex-integrante da banda Titãs, diz que parou de beber em outubro de 2016. “Hoje, aos 60 anos, percebo que sempre bebi muito. Gostava de ficar bêbado, a embriaguez era um estado que me agradava”.

Eu bebia compulsivamente, inclusive no ambiente de trabalho. Cometi o erro primário de vincular a bebida ao meu processo de criação artística. Na minha cabeça, o álcool estava associado à minha atuação como músico e compositor, então era indistinto para mim beber durante a semana ou no final de semana. Eu bebia sempre“, revelou o famoso.