Final Fantasy é uma das franquias mais antigas de JRPG, que está nos consoles desde 1987. Os jogos eram simples, com visão isométrica, encontros aleatórios e batalha de turnos. A cada lançamento, a série foi implementando algumas mudanças e no lançamento mais recente, Final Fantasy XVI, o combate é muito mais dinâmico, lembrando até mesmo um Hack n’ Slash. Aqui vamos separar os jogos da série que tem um combate mais rápido em tempo real.
Final Fantasy XV
Final Fantasy XV foi o primeiro jogo a fazer a transição de forma integral dentre os jogos numerados da franquia. No jogo você controla o príncipe Noctis e pode performar diversas magias, acrobacias e ataques em tempo real com diferentes armas que te oferecem combos variados. No entanto, o jogo é um pouco criticado nessa parte do combate por alguns problemas de câmera e certos bugs que esperamos que não estejam presentes no novo título da série.
Lightning Returns: Final Fantasy XIII
Creio que este jogo foi o primeiro passo dentro da série para a mudança para o combate em tempo real, alguns poderiam argumentar que na verdade foi Final Fantasy XII. Porém, naquele jogo, os ataques demoravam de recarregar e tínhamos apenas um por vez, sendo um sistema remanescente de Final Fantasy XI, que era um MMORPG e ambos ainda eram muito mais próximos ao combate de turnos.
Lightning Returns é a conclusão da trilogia iniciada em Final Fantasy XIII e apesar do combate ainda ser um tanto remanescente dos anteriores (eu diria que é uma mescla da série XIII com o XII), onde ainda temos uma barra sendo recarregada e podemos realizar um número limitado de ações, os movimentos por turno eram mais numerosos, dando uma sensação maior de que estávamos jogando um jogo de combate em tempo real, apesar de não sê-lo completamente.
Final Fantasy Type-0
Type 0 é uma pérola dentro da série, sendo um jogo infelizmente um tanto esquecido. Ele foi inicialmente lançado para o PSP e ganhou um remaster para PS4 e Xbox One. Foi o primeiro jogo da série a abraçar completamente o estilo de RPGs de ação em tempo real. Tudo bem que ainda não era uma mudança 100% integral como foi o Final Fantasy XV, afinal o jogador ainda saía pelo mapa e tinha alguns encontros aleatórios e essa mistura entre o gameplay clássico e o moderno configuram o charme particular deste jogo.
No jogo acompanhamos um grupo de jovens guerreiros lutando contra uma grande força imperial. Cada um dos personagens possui poderes e habilidades diferentes, fazendo com que o gameplay seja ainda mais cariado que muitos dos jogos modernos. Assim como o XV, a câmera imprecisa pode irritar um pouco, mas o combate, a história e a excelente trilha sonora compensam possíveis frustrações. Caso seja um fã de JRPGs e de Final Fantasy e não tenha jogado este ainda, fique sabendo que é uma boa pedida.
Final Fantasy VII: Remake
O Final Fantasy VII original do PS1 é o favorito de muitos fãs e inclusive foi a entrada de muita gente na série, portanto não é de se admirar que ele foi o primeiro jogo da franquia a receber um remake. Em seu lançamento ele recebeu diversas críticas em relação a sua história e progressão. No entanto, onde ele não decepciona é justamente no quesito que estamos focando aqui, o combate.
O combate é dinâmico, você pode alternar entre personagens no meio do combate, alguns equipamentos conferem aos heróis movimentos novos e como a maioria dos bons RPGs, temos magias elementais que causam danos aos inimigos que possuem fraquezas específicas. Neste caso, temos um excelente sistema de materias de volta. Eu diria que o sistema de combate é a maior razão para se jogar este jogo.
Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin
Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin é um dos jogos mais recentes da série, sendo descrito como uma reimaginação do primeiro jogo da série do NES. Infelizmente não caiu na graça dos fãs, tornando-se uma piada desde o primeiro trailer, onde o nome “Chaos” é repetido diversas vezes. De fato, a história não é muito boa, mas o gameplay é bem interessante.
Sendo desenvolvido pela Team Ninja, o foco do jogo é justamente seu sistema de combate, inspirado em jogos hack n’ slash e jogos soulslike, misturados a clássica administração de poções e magias durante as lutas, aspectos característicos da série. Podemos dizer que o título é o verdadeiro precursor para o que vemos em Final Fantasy XVI.