Final Fantasy XVI está finalmente entre nós. Entretanto, os jogadores que testaram a demontração, podem se decepcionar com algumas características tecnológicas do título. Dentre elas, é que o modo ideal de jogo é o “qualidade”, com os gráficos em 1800p e 30 FPS. O jogo também conta com um modo performance que só consegue atingir os 60 FPS em momentos de combate, mas com um grande porém.
De acordo com a sempre fiel análise do Digital Foundry, o título pode diminuir a resolução interna para até gritantes 720p para garantir uma taxa de frames a 60 FPS. Isso prejudica significativamente toda a qualidade gráfica fora do campo principal da ação e não há melhoria que possa alterar isso em breve. O jogo é exclusivo da nova geração para o PlayStation 5.
É esperado que agora, a maioria dos jogos AAA abandonem por completo a experiência em modos performance com 60 FPS, já que a fidelidade gráfica dos títulos tenda a ser muito mais exigente com o final do suporte para consoles da geração passada com jogos cross-gen.
Logo, é melhor começar a se acostumar novamente com os 30 FPS que devem se tornar mais uma vez o padrão da indústria para priorizar performance estável e alta qualidade gráfica. Mais uma vez, altas taxas de atualização voltarão a ser um privilégio dos jogadores de PCs potentes. Recentemente, foi confirmado que Starfield somente será executado a 30 FPS nos Xbox Series.
Novas jornadas
Pelo visto, Final Fantasy XVI adotará um tom mais sombrio que o rotineiro da franquia. A história segue o protagonista Clive Rosfield, um jovem dedicado a dominar uma espada mística. Ele é encarregado de proteger seu irmão mais novo Joshua – o Dominante da Fênix. A história do jogo acompanhará os irmãos da adolescência até a idade adulta.
Por conta de eventos diversos, Clive acaba trilhando uma jornada de vingança e destruição. O game já está disponível para PS5. Uma versão para PC deve chegar posteriormente.