A recente aquisição da Microsoft da gigante dos videogames, Activision Blizzard, tem enviado ondas de choque através da indústria. Enquanto os olhos se voltam para o futuro do setor, muitos analistas estão questionando como a concorrente direta, a Sony PlayStation, responderá a essa transformação do mercado. A Sony, embora possua um catálogo de conteúdo invejável, enfrenta desafios financeiros que tornam improvável a aquisição de grandes editoras.
Karol Severin, da Midia Research, sugere que a Sony pode reforçar sua posição atual aproveitando seus recursos existentes. Uma possível estratégia envolveria a integração de seu impressionante catálogo de conteúdo em seu serviço de assinatura, proporcionando uma resposta competitiva aos movimentos de plataforma cruzada da Microsoft.
“A Sony tem um dos catálogos de conteúdo mais impressionantes da Terra. Trazer tudo isso junto em sua oferta de assinatura, por exemplo, poderia posar uma resposta competitiva sólida para os esforços de plataforma cruzada do Xbox”, diz. “Vai ser cada vez mais difícil competir com a Microsoft somente nos games. A única resposta da PlayStation exclusivamente do lado dos games seria comprar algo realmente grande como a Take-Two, mas isso é improvável”, explicou.
Por outro lado, Piers Harding-Rolls, da Ampere Analysis, acredita que a Sony continuará sua abordagem focada na produção de títulos premium com preços de varejo de US$ 70 e na exploração de suas icônicas franquias para manter sua posição sólida na atual geração de consoles.
Embora a Microsoft deva colher benefícios com a aquisição da Activision Blizzard, mesmo com franquias multiplataforma como Call of Duty, os analistas advertem que a consolidação no mercado de jogos não é uma garantia de sucesso futuro. Eles apontam para exemplos recentes, como a Embracer, para ilustrar que tais estratégias requerem uma execução cuidadosa para obter resultados positivos. A competição entre as gigantes dos videogames continua a moldar o futuro do setor de maneiras inesperadas.