Microsoft oficializa compra da Activision

Após mais de um ano de negociação, MIcrosoft venceu a batalha judicial e conseguiu se fundir com a Activision.

Microsoft oficializa compra da Activision

A divisão Xbox da Microsoft anunciou a conclusão da aquisição da Activision Blizzard King. A empresa divulgou um vídeo de boas-vindas para os novos estúdios e franquias que agora fazem parte da Xbox. A notícia veio pouco depois de a CMA (Competition and Markets Authority) aprovar a aquisição no Reino Unido sem a necessidade de investigações mais aprofundadas.

Essa compra era amplamente esperada desde o anúncio inicial da aquisição, feito em janeiro de 2022. Durante quase dois anos, houve uma série de investigações por parte das autoridades reguladoras para garantir que essa fusão de grandes empresas não prejudicasse a concorrência em nenhum segmento.

Uma das principais preocupações era o impacto da aquisição no mercado de jogos em nuvem, que é uma indústria em crescimento, principalmente para a Microsoft. A Xbox trabalhou diligentemente para garantir contratos de dez anos com grandes players desse mercado, a fim de evitar obstáculos para a conclusão desse acordo.

Com a aquisição concluída, diversas franquias e estúdios renomados agora fazem parte da Xbox. Alguns dos jogos mais conhecidos incluem Call of Duty, Diablo, Warcraft, Starcraft, Overwatch, Crash Bandicoot, Candy Crush Saga, entre outros.

A franquia Call of Duty também estará disponível em outras plataformas nos próximos dez anos, graças a acordos com a Sony e a Nintendo para o desenvolvimento e lançamento do jogo em seus consoles. Espera-se que os jogos da empresa sejam adicionados ao Xbox Game Pass a partir de 2024, embora ainda não tenham sido divulgados detalhes sobre como essa integração será realizada nem como funcionará a inclusão dos lançamentos no serviço.