Atualmente, a Sony tem planos de lançar pelo menos 12 jogos como serviço até abril de 2026. Porém, esses jogos PlayStation não devem se tornar o foco principal da empresa nos próximos anos. Em uma reunião de acionistas realizada em 2022, que foi revelada como parte do recente vazamento de informações da Microsoft, a Sony Interactive Entertainment enfatizou que ainda considera os jogos “ricos em narrativa” como sua principal força no mercado.
Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, afirmou que esse tipo de experiência continuará sendo a base da marca nos próximos anos. Ele também reconheceu que não espera que todos os jogos como serviço planejados pela empresa se transformem em grandes sucessos de público.
“Seria ingênuo de nossa parte acreditar que todos os 10 vão ser sucessos massivos, então essa não é uma condição necessária para nós dobrarmos as receitas de nossos jogos first party”, afirmou o chefe do PlayStation. “Isso não é certamos o que nós esperamos. Claramente, a distinção entre um sucesso e o que não é um sucesso não é binária. E não se esqueçam de que, conforme fazemos isso [lançar games como serviço], vamos continuar publicando os jogos que nos serviram tão bem com o passar dos anos. Esses games com narrativas ricas single player graficamente lindos vão continuar sendo o alicerce de nosso negócio de publicação first party“, disse.
O próximo grande lançamento da Sony nesse sentido será Marvel’s Spider-Man 2, programado para chegar às lojas em 20 de outubro deste ano. Apesar de apresentar dois protagonistas e uma cidade mais expansiva, o jogo ainda será essencialmente uma experiência para um único jogador na qual os jogadores poderão alternar entre os dois personagens principais. Ainda existem muitos espaços para anúncios de novos jogos para o próximo ano de 2024 para a plataforma da Sony. Em 2023, a PlayStation teve um atípico ano carente de grandes exclusivos.