Apesar da Unreal Engine 5 estar ganhando destaque como a escolha preferida de muitas desenvolvedoras, um dos principais lançamentos de 2024, o Final Fantasy VII Rebirth, optou por utilizar a Unreal Engine 4. A Square Enix justificou essa escolha com base na maturidade da tecnologia e na necessidade de acelerar o lançamento do jogo.
Naoki Hamaguchi, diretor do game, revelou que a decisão foi tomada no início da produção, considerando brevemente a Unreal Engine 5, mas optando por não aguardar o desenvolvimento completo de algumas partes da tecnologia. Em vez disso, a Square Enix preferiu criar internamente as ferramentas necessárias e implementá-las na versão anterior da engine, buscando otimizar o processo de desenvolvimento.
Apesar da utilização da Unreal Engine 4, Final Fantasy VII Rebirth promete oferecer melhorias significativas em relação ao jogo anterior. Uma das mudanças notáveis é a expansão dos ambientes, permitindo aos jogadores explorar áreas mais abertas, em contraste com os corredores lineares do título lançado em 2020.
A Square Enix também dedicou esforços para aprimorar animações, modelos de personagens e detalhes do mundo, proporcionando uma experiência mais refinada. Além disso, a decisão de não adotar imediatamente a Unreal Engine 5 pode ser estratégica em termos de desempenho, já que a versão mais recente da engine é conhecida por criar jogos mais pesados e desafiadores em termos de otimização.
A escolha da Unreal Engine 4 também parece ter contribuído para encurtar o ciclo de desenvolvimento do Final Fantasy VII Rebirth. Em um cenário em que grandes lançamentos geralmente demandam de 5 a 6 anos de desenvolvimento, a decisão de utilizar uma tecnologia mais madura e familiar pode ter sido crucial para acelerar o processo. Os jogadores poderão avaliar o resultado dessa escolha a partir de 29 de fevereiro deste ano, quando o jogo será lançado para PlayStation 5.