Diplomação de Lula e Alckmin: Saiba como e onde assistir

Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, participarão de uma cerimônia com mais de mil convidados; ato indica que ele está apto para o mandato.

Lula e Alckmin
Lula e Alckmin – Foto: Reprodução / Instagram

Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, presidente e vice eleitos, serão diplomados durante a tarde desta segunda-feira (12/12) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Existe uma expectativa, após a solenidade, de que o novo governo anuncie, nos próximos dias, mais ministros, destacando mulheres e negros.

Para a posse da presidência, a entrega dos diplomas é necessária, uma vez onde a confirmação de que os candidatos eleitos cumpriram todas as exigências que foram previstas durante a corrida eleitoral, sendo aptos para o próximo mandato, de 2023 até 2026.

Alexandre de Moraes, presidente do TSE, assinará os diplomas, além de abrir a sessão solene onde designará dois minutos da Corte para conduzirem o presidente eleito e seu vice ao Plenário. Autoridades do Judiciário, do Executivo e do Legislativo farão parte da mesa oficial da solenidade.

A diplomação de Lula e Geraldo Alckmin

A diplomação do presidente eleito e seu vice está marcada para acontecer as 14hrs, no horário de Brasília, e acontecerá pelo Tribunal Superior Eleitoral. Através da TV Justiça e no canal do TSE do YouTube, será possível assistir a transmissão. A diplomação está prevista na Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), além da resolução nº 23.674/2021 e resolução nº 23.669/2021.

A entrega dos documentos acontece após o término do pleito, a apuração dos votos e o vencimento de prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. Para receber o diploma, o candidato eleito e seu vice precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas.