Raridade: Plantão da Globo que noticiou a morte de Renato Russo é postado no YouTube

Uma das raridades da TV brasileiras mais procuradas, o Plantão da Globo sobre Renato Russo foi postado com qualidade hoje (04/03).

Plantão da Globo sobre Renato Russo foi encontrado e postado no YouTube
Renato Russo – Foto: Reprodução / Instagram

Neste sábado (04/03), um canal no YouTube publicou uma verdadeira raridade: o Plantão da Globo que interrompeu a programação do canal carioca para noticiar a morte do cantor e compositor Renato Russo, líder da Legião Urbana, em 11 de outubro de 1996. Há vários anos, os canais dedicados a recuperar a memória da televisão brasileira vinham procurando pela chamada, considerada uma das mais raras até o momento.

O vídeo foi publicado pela conta FilmesVHS na manhã de hoje, mas já havia sido postado em qualidade menor há dois dias em um perfil dedicado à banda no YouTube. Renato Russo morreu por complicações da AIDS, mas no plantão apresentado por Fátima Bernardes a informação é de que ele foi vítima de anemia (na verdade, tratava-se de um dos problemas de saúde que o cantor enfrentava naquele momento). Até então, o público não sabia que o artista era soropositivo.

Nos comentários, muitas pessoas celebraram o resgate do momento importante para o jornalismo brasileiro. O Plantão da Globo com a vinheta mais conhecida começou a ser veiculado em 1991, causando terror junto ao público que acompanhou a programação da emissora. A vinheta foi executada em momentos importantes para a história do país e do mundo, como na queda da União Soviética, a morte de Ayrton Senna e do grupo Mamonas Assassinas, entre outras.

Caça pelo Plantão da Globo antigo continua

Fátima Bernardes informa a morte de Renato Russo no Plantão da Globo em 1996
Fátima Bernardes informa a morte de Renato Russo no Plantão da Globo em 1996 – Foto: /YouTube @FilmesVHS / Globo

Apesar do resgate do Plantão da Globo noticiando a morte de Renato Russo, ainda existem outros momentos que o público deseja ver postado no YouTube: um deles é o momento em que a emissora noticiou a morte de Tim Maia, em 1998, além do primeiro informativo que interrompeu a programação das manhãs para falar sobre os ataques às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001.

Diversos canais se dedicam a fazer esse resgate para publicá-los no YouTube e nas redes sociais. Quem se dedica a essa tarefa tem um trabalho bastante complicado: assistir milhares de horas de fitas antigas para encontrar os trechos que podem ser considerados importantes e relevantes para os aficionados na história da TV. Veja o Plantão da Globo sobre a morte de Renato Russo: