Gangue russa usa imagens de Hunter x Hunter como marca

Em meio a guerra da Rússia e Ucrânia, uma gangue surgiu assediando pessoas de ambos os lados e usando Hunter x Hunter como sua marca pessoal.

hunter x hunter
Reprodução/ Internet

Conhecidos como Redan PMC, em referência ao grupo de assassinos Gen’ei Ryodan do anime e mangá Hunter x Hunter e as cartas para Private Military Company, uma gangue russa tem chamado a atenção nas rede sociais, mais pelas imagens que usam como símbolos, do que por seus atos. Esse grupo tem cometido assédios contra russos e ucranianos, apesar de terem começado com o objetivo de “combater gangues organizadas de torcedores de futebol” (Via CNN).

Agora, eles estão causando incômodos públicos na Ucrânia e na Rússia. Segundo Dmitry Peskov, em nome do Kremlin, eles são “uma pseudo-subcultura que acompanha um sinal de menos e que não faz nada de bom para a nossa juventude”. A fala faz referência ao fato dos membros do grupo serem em sua maioria menores de idade. 

Mas, o que realmente tem sido estranho é o fato de eles usarem diversas imagens e referências a Hunter x Hunter, como o uso de roupas com o número 4, além do nome do grupo. Ninguém sabe ao certo quais os objetivos do grupo ou o que eles querem dizer com o uso de Hunter x Hunter como símbolo. 

hunter x hunter

O que é dito sobre o Redan PMC

De acordo com a polícia ucraniana, a gangue foi “criada para conduzir campanhas de informação militar russa, minar a situação doméstica na Ucrânia e envolver menores em atividades ilegais” e orgãos russos seriam os responsáveis por reunir “todas essas pessoas por meio de manipulação e engano, e deveriam ter começado uma briga para que a TV russa pudesse usá-la. Botijões de gás, facas, soqueiras foram encontrados na posse de muitos (participantes).”. Em entrevista à Newsweek, a gangue disse que seu lema é: “Rússia para os russos!” e que eles são “contra a aparência não eslava devido ao fato de que essas pessoas intimidam os meninos russos”. 

O fato de eles usarem muitas imagens de Hunter x Hunter tem levado ao surgimento de uma má reputação aos animes em geral, pois já se diz por aí que eles são uma gangue “inspirada em anime”. Lembrando que na Rússia costuma proibir a exibição de diversos animes no país, como Death Note, Tokyo Ghoul, Inuyashiki e Elfen Lied. (Via Otaku USA).

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]