2022 foi um ano agitado para a cultura pop, e especialmente para o cinema de super-heróis. Entre Marvel e DC, foram 7 filmes lançados exclusivamente nos cinemas, oferecendo o pior e o melhor que o gênero pode oferecer.
Confira abaixo nosso ranking desses filmes, do pior ao melhor.
7. Morbius
Desde que o projeto foi anunciado, as expectativas para o novo anti-herói da Sony Pictures eram baixíssimas. O resultado consegue ser pior do que qualquer projeção, já que Morbius apresenta uma experiência vergonhosa, com uma narrativa fraca, uma performance sonolenta de Jared Leto e uma desesperada tentativa de transformar um vampiro maligno em super-herói. Pura vergonha, e um dos piores exemplares do cinema de quadrinhos de todos os tempos.
6. Thor: Amor e Trovão
A brincadeira de Taika Waititi já não tinha muita graça em 2017 com Thor: Ragnarok, mas as coisas saíram do controle em Thor: Amor e Trovão. Provando-se mais uma vez como um diretor mediano quando o assunto é grandes produções de Hollywood, Waititi transforma duas histórias relevantes do Deus do Trovão em piadas forçadas e muito mal executadas, com o quarto filme do Thor sendo ainda visualmente pobre, com efeitos visuais questionáveis e pouco a se salvar. Fica a esperança de que Chris Hemsworth possa entregar um pouco de dignidade ao herói em seu próximo filme.
5. Adão Negro
A proposta de Dwayne Johnson para mudar o universo da DC nos cinemas acaba saindo pela culatra. Adão Negro tem bons elementos, como a Sociedade da Justiça e suas insanas cenas de ação, mas se atrapalha na execução problemática. O filme de Jaume Collett-Serra é terrivelmente mal escrito, tem clichês irritantes e parece desesperado demais em tentar fazer um protagonista sombrio e descolado, mas que no fim não é exatamente muito interessante. Certamente havia coisas bem mais interessantes para Johnson fazer no universo da DC.
4. DC Liga dos Super-Pets
Ainda que Dwayne Johnson tenha entregado toda a sua energia e esforço para Adão Negro, é inegável que o resultado da animação infantil DC Liga dos Super-Pets seja muito mais eficiente. Ainda que simples, a animação é eficiente em desenvolver seus personagens, trabalhar as emoções e até mesmo construir uma Liga da Justiça muito melhor do que a dos cinemas. É bem clichê e não exatamente bem feito, mas é uma experiência agradável e divertida – especialmente pelo elenco de vozes.
3. Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Ryan Coogler tinha um desafio gigantesco com a continuação daquele que é um dos melhores filmes do MCU. Não só era preciso lidar com o sucesso e apresentar novos mundos, Coogler precisa honrar o legado de Chadwick Boseman, após sua inesperada morte em 2020. O resultado é um filme inchado e desequilibrado, onde a proposta de uma experiência de luto e melancolia é poderosa e genuinamente eficiente, mas o épico de guerra contra Namor e Talokan surgem desencontradas. Uma linda homenagem em um filme problemático.
2. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
Quando Sam Raimi foi anunciado como diretor do segundo filme do Doutor Estranho, só achei que poderia ser uma piada. Assistindo ao aguardado retorno do maestro do terror este ano, Multiverso da Loucura se mostra como um dos filmes mais bem dirigidos, com mais personalidade e com um surpreendente pé no terror – aproveitando todo o potencial de Elizabeth Olsen como uma vilanesca Feiticeira Escarlate. Não é exatamente a narrativa mais perfeita do mundo, mas o olhar magistral de Sam Raimi ajuda a tapar os buracos e tornar a segunda incursão solo de Stephen Strange como o melhor filme da fraquíssima Fase 4 do MCU.
1. Batman
Uma distância gigantesca entre se mantém entre o filme de Matt Reeves e os demais exemplares da lista. O reboot do Cavaleiro das Trevas com Robert Pattinson é a perfeita combinação de cinema de quadrinhos com alto investimento artístico, apresentando uma trama de detetive e serial killer com um excelente roteiro, ótimas performances e uma direção precisa que tornam este Batman um dos grandes exemplares do gênero. Não apenas o melhor filme de super-herói do ano, mas uma das melhores obras de 2022, de qualquer categoria.