Dia Mundial da Saúde Mental: famosos falam sobre a data e a importância de se cuidar

No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão.

Famosos declararam apoio à causa – Foto: Divulgação
Famosos declararam apoio à causa – Foto: Divulgação

Nesta terça (10) é celebrado mundialmente o Dia da Saúde Mental, e famosos usaram suas redes sociais para comentar sobre o assunto. A data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental. Neste dia, são promovidas ações e palestras de conscientização acerca da importância de cuidar da parte psicológica.

Um dos famosos(as) foi a escritora Daiana Garbin, esposa de Tiago Leifert, que se pronunciou para apoiar a causa. “No Brasil, falar sobre saúde mental ainda é considerado tabu. Para você ter uma ideia, segundo o último Relatório Mundial de Saúde Mental da OMS, publicado em 2022, cerca de 15% dos adultos em idade ativa vivem com algum transtorno mental, sendo essa uma das maiores causas de afastamento das atividades de trabalho no Brasil nos últimos dez anos. Mesmo assim as pessoas ainda sentem vergonha de buscar ajuda”.

“Cuidar da saúde mental pode parecer uma frescura ou um luxo até o dia em que se torna uma emergência. Dê atenção à sua saúde mental”, acrecesentou Daiana. A campeã do Big Brother Portugal, Bruna Gomes, também publicou um vídeo sobre o assunto. “Hoje é dia Mundial da Saúde Mental. Procure ajuda, você não está só”, disse Bruna.

No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina. No entanto, grande parte dos pacientes não têm acesso ao tratamento adequado e a programas de acolhimento, o que pode levar ao agravamento do quadro. A OMS considera a saúde mental uma prioridade em relação a divulgação e defende que a questão da mesma não é, estritamente, um problema de saúde, portanto, precisamos estar atentos aos sintomas de alerta, como alteração no sono, na alimentação, na disposição interna, nas relações, nas atividades escolares e laborais e tantas outras sinalizações alteradas.

Jornalista formado pela UFPB. Amo ciência, filosofia e, acima de tudo, o estilo de vida do imperador Marco Aurélio. E-mail: [email protected]