Setembro Amarelo: Artistas que destacam a importância de ter uma boa saúde mental

O mês virou referência para campanhas sobre saúde mental.

Setembro amarelo busca conscientizar a população sobre a saúde mental - Foto: Reprodução / Freepik
Setembro amarelo busca conscientizar a população sobre a saúde mental – Foto: Reprodução / Freepik

Todos os anos, no mês de setembro, acontecem campanhas de prevenção ao suicídio, conhecida como Setembro Amarelo. O mês destaca a importância de tratar a saúde mental sem estigmas, principalmente no dia 10, marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Nesse sentido, muitos artistas fazem a sua parte falando sobre o tema.

A cantora Luísa Sonza, por exemplo, costuma ser alvo de ataques de haters nas redes sociais. Para preservar sua sanidade, Luísa chegou a se afastar das redes sociais e procurou ajuda profissional fora do país. Desde então, ela costuma falar sobre os impactos que as mensagens de ódio têm na saúde mental.

Lady Gaga também é outra que sempre costuma abordar o assunto. Em maio de 2021, a cantora revelou os traumas que carrega ainda hoje devido à violência sexual que sofreu de um produtor. Entretanto, a cantora aprendeu que o melhor é procurar ajuda, ao invés de tentar fingir que nada aconteceu.

Em 2015, a cantora Selena Gomez anunciou ser portadora de lúpus, uma doença autoimune. Desde então, seus esforços para se manter ativa e saudável dobraram. Depressão e síndrome do pânico são sintomas comuns do lúpus e acabaram afetando a cantora. O artista Zayn Malik enfrenta problemas de ansiedade, que o levaram até mesmo a deixar de participar de alguns shows. Pouco após deixar o grupo em 2015, ele lançou sua autobiografia autointitulada, na qual desabafou sobre seu distúrbio alimentar. Os dois também abordam temas de saúde metal, com o intuito de colaborar com o tema.

Jornalista formado pela UFPB. Amo ciência, filosofia e, acima de tudo, o estilo de vida do imperador Marco Aurélio. E-mail: [email protected]