Um assunto que é tratado como segredo de estado para a Square Enix é a engine que Final Fantasy XVI roda. Há um mistério envolvendo o motor gráfico do jogo e nem mesmo quando o produtor Naoki Yoshida foi questionado diretamente pelo canal Skill Up sobre o assunto, a resposta definitiva foi dada.
“Eu perguntei se ele estava rodando na Luminous Engine, e a Square disse ‘não’. Eu perguntei se era a Unreal e eles disseram ‘não’. Eu perguntei qual ela era, e eles se recusaram a dizer”, afirmou o canal. A Luminous foi utilizada em Final Fantasy XV e no recente Forspoken.
A Square também optou por usar a Unreal Engine 4 no remake de Final Fantasy VII e também em Kingdom Hearts 3. Agora a Unreal Engine 5 é uma possibilidade para o novo game, já que também é utilizada na produção de Kingdom Hearts 4. De qualquer forma, falta pouco para descobrir qual é o motor gráfico do jogo.
Novas jornadas
Pelo visto, Final Fantasy XVI adotará um tom mais sombrio que o rotineiro da franquia. A história segue o protagonista Clive Rosfield, um jovem dedicado a dominar uma espada mística. Ele é encarregado de proteger seu irmão mais novo Joshua – o Dominante da Fênix.
Por conta de eventos diversos, Clive acaba trilhando uma jornada de vingança e destruição. O game será lançado em 22 de junho 2023 para PS5. Versões para PC e Xbox Series chegarão posteriormente.