A exclusividade temporária de Final Fantasy XVI para PlayStation 5 não vem somente pela longa tradição de parceria entre a Sony e a Square Enix. De acordo com o produtor Naoki Yoshida, que particou recentemente de uma série de entrevistas, a Sony ajudou ativamente no desenvolvimento do novo capítulo da longa de RPGs de sucesso.
De acordo com ele, em conversa com o 4Gamer, a Sony auxiliou os engenheiros de software a conseguirem extrair o maior poder de processamento possível do console da nova geração da empresa. Recentemente, Yoshida também havia dito que era impossível do jogo funcionar no PS4 por conta da ausência da tecnologia do SSD ultra rápido do PS5.
“Do nosso ponto de vista, o suporte técnico que recebemos do fabricante do hardware é um grande fator na exclusividade. Houve uma parte em que estávamos desenvolvendo junto com os engenheiros da Sony que conhecem o hardware completamente até o núcleo, e recebemos um suporte generoso na otimização que não poderíamos administrar sozinhos”, disse.
Novas jornadas
Pelo visto, Final Fantasy XVI adotará um tom mais sombrio que o rotineiro da franquia. A história segue o protagonista Clive Rosfield, um jovem dedicado a dominar uma espada mística. Ele é encarregado de proteger seu irmão mais novo Joshua – o Dominante da Fênix.
Por conta de eventos diversos, Clive acaba trilhando uma jornada de vingança e destruição. O game será lançado em 22 de junho 2023 para PS5. Versões para PC e Xbox Series chegarão posteriormente.