Apesar do longo hiato de décadas que separam o lançamento de Baldur’s Gate 2 para Baldur’s Gate 3, a franquia sempre manteve fãs muito fiéis que foram recompensados no novo jogo ao encontrarem alguns personagens clássicos muito amados como a druida Jaheira que era uma peça vital das histórias anteriores criadas pela Bioware.
Por conta disso, o roteirista-chefe do game, Adam Smith, admitiu que todo o trabalho da Bioware foi de grande importância para o desenvolvimento da nova história e que o sentimento de temor foi grande. “Estávamos como ‘nós sequer parecemos bem nessa sombra?’ Havia muita ansiedade sobre isso”, explicou ele durante o podcast PC Gamer Chat Log.
“Estamos como ‘não, nós amamos Baldur’s Gate. Queremos fazer Baldur’s Gate 3. E havia uma razão para isso, porque muitos de nós crescemos com isso”, explicou Smith. A Larian não queria fazer um Divinity: Original Sin 3 maquiado com a mitologia de Dungeons & Dragons e isso guiou o trabalho por inteiro.
“Significa muito toda vez que eu vejo alguém que foi até mesmo vagamente associado com os jogos originais ficando agradado porque devemos a eles um grande débito e esperamos tê-los deixado orgulhosos”, afirmou Smith. “Se em 20 anos alguém pegar nossos personagens e fizer algo com eles, vai ser incrível. Parece ser uma coisa maravilhosa tê-los vivos por tanto tempo”, finalizou.