Naruto X Boruto Ultimate Ninja Connections é o mais recente jogo da popular série de mangá e anime do ninja de laranja no estilo arena fighter. Este jogo tenciona ser o mais completo jogo do universo de Naruto até aqui, trazendo personagens tanto da série original quanto de Boruto e ainda contar uma história original escrita pelo próprio autor do mangá, Masashi Kishimoto.
A nova geração
Temos dois modos história neste jogo, um sendo uma história completamente original. Muitos estão desconsiderando esse modo, destacando que a história é genérica. No entanto, eu creio que ela tem alguns pontos interessantes. Neste modo, Boruto e seus amigos começam a jogar um jogo VR que possui vários ninjas de destaque do passado, como seus pais. Ao longo da história, eles vão notar que há algo de estranho no jogo.
Essa história já se inicia de uma maneira que deixa o jogador curioso, afinal, Naruto e Sasuke parecem estar engajados em uma luta até a morte logo no início do jogo. Quem acompanhou a história de Naruto e Boruto sabe que neste ponto da história apenas algo muito grave poderia fazer com que esses dois personagens chegassem a tal ponto. Assim temos o nosso gancho estabelecido.
Somos então apresentados a Merz e a organização Zero. Merz é um discípulo de Pain, mas ao contrário de seu mestre, cujo objetivo seria trazer a paz através de uma grande demonstração de poder através do poder das Bijuu, trazendo a “dor” antes que pudesse haver qualquer paz, Merz deseja fazer com que o mundo retorne ao ponto zero, que segundo ele seria um tempo com mais conflitos, algo que Naruto e seus amigos praticamente erradicaram, trazendo uma duradoura era de paz ao mundo ninja.
Assim, observamos que essa história traz uma boa conexão a narrativa de Naruto e inclusive o tema central de toda a série nessa dicotomia da paz e da guerra em um mundo extremamente militarizado. Temos também a personagem Nanashi, guia do jogo Ninja Heroes que é um tanto intrigante. Ela começa sendo indiferente com Boruto, mas aos poucos vai ficando mais próxima do garoto.
Aqui quero elogiar também a localização brasileira do jogo, que traz nomes de peso do segmento no Brasil como a Ursula e seu irmão, Wendel Bezerra, Guilherme Briggs e tantas outras vozes conhecidas que acrescentam bastante aos personagens. Não apenas isso, mas certas coisas ficaram até mais engraçadas na dublagem. Não foram poucas as vezes que dei risada ouvindo expressões genuinamente brasileiras como “Carroça não tem ré”, “tá virada no Jiraya”.
Comprimindo a história
Naruto possui uma história bem extensa, consistindo em 700 capítulos de mangás e 720 episódios de anime. O modo história convencional neste jogo é um dos melhores resumos em um jogo Ultimate Ninja. O modo compreende desde o treinamento genin da equipe 7 (Composta por Naruto, Sasuke e Sakura) até os últimos momentos da quarta guerra ninja. Para os novatos em Naruto, esta é a melhor maneira de se inteirar da narrativa da série em pouco tempo.
Quanto aos já iniciados em Naruto e na série Ultimate Ninja Storm, o novo modo história pode decepcionar bastante. Muitas das cenas mostradas são exatamente iguais aos jogos anteriores. Algumas cutscenes são novas, como a que é mostrada logo no início, mas não adicionam muito para a história em geral. Sendo justo, algumas lutas não são exatamente idênticas aos jogos anteriores, um exemplo disso é a luta de Naruto contra Shukaku. Temos até uma luta inédita, envolvendo os filhos de Hagoromo, Indra e Ashura, que são jogáveis neste jogo. Mas tirando estes detalhes, a maioria do conteúdo é reaproveitado.
Temos alguns elementos interessantes neste modo. Após cada luta, o jogador pode deixar sua reação sobre o momento no jogo, é bem legal ver a opinião de outros jogadores sobre certos segmentos da história e contribuir com seus próprios sentimentos sobre a sessão. Ainda nesse mesmo quesito, ao final de cada capítulo, o jogador é apresentado a uma pergunta que tem relação com o que foi apresentado até ali, como por exemplo “qual é o caminho correto para a paz?”. Após responder podemos ver as porcentagens nas respostas e confesso que algumas me surpreenderam um pouco.
Rasengan!
Ultimate Ninja Storm é um jogo de luta em arena, ou seja, para melhor emular as dinâmicas batalhas do anime, os embates ocorrem em um cenário 3D onde os jogadores podem mover-se livremente. Os controles são bem simples, há um botão de ataque, o círculo, que é o que você vai apertar mais frequentemente. Com alguns modificadores usando direcionais ou jutsus, o combo pode ser estendido.
Há botões para arremessar armas, outros para pular, bloquear, carregar chakra e utilizar jutsus secretos e o de usar a técnica de substituição e se teleportar diretamente para as costas do seu adversário (outro que você irá usar bastante). Apesar de ser simples, a graça do jogo está em aprender a utilizar esse controle em seu favor. Você pode pressionar seu adversário, forçando-o a utilizar todas as substituições e destruí-lo em um combo estendido e um jutsu de finalização. Quem está na defensiva tem que equilibrar bem o tempo de utilizar o bloqueio e o jutsu de substituição, evitando dar brecha para agarrões ou quebra de guarda.
São designados também personagens que ficam como suporte nas lutas e este sistema é aprimorado no novo jogo. Agora o personagem pode utilizar dois jutsus ao invés de apenas um como nos anteriores e assim, cada personagem que fica de suporte pode utilizar também duas técnicas. Além disso, há também as técnicas secretas de grupo que podem ser utilizadas quando você tem os personagens corretos utilizados. Uma das maiores diversões do jogo é descobrir os diferentes suportes e técnicas secretas que são oferecidas.
Há uma ampla variedade de personagens, 130 personagens para ser mais exato. Muitos destes são uma variação do mesmo personagem em épocas diferentes e sem sombra de dúvidas, Naruto e Sasuke lideram o número de versões diferentes. Como se não bastasse, o jogo ainda oferece muitas opções de customização. Em termos de conteúdo desse tipo, o jogo é extremamente satisfatório.
Como no anime, alguns personagens possuem características que podem servir de vantagem sobre um outro. Tomemos de exemplo aqueles que tem especialização em taijutsu, como Guy, Lee e os Hyuuga. Para a maioria dos ataques destes ser eficiente, a distância tem que ser curta. Quem joga com a Tenten possui uma certa vantagem, pois ela possui combos com armas de arremesso. Outros personagens são mais velozes do que outros. Alguns com ataques de área e outros que não abrangem tanto espaço, mas que são devastadores quando conectam.
Assim, há alguma complexidade nessa fórmula de combate do Ultimate Ninja Storm, porém, já se nota uma certa estagnação. As mecânicas não mudaram muito nos últimos 15 anos. A implementação de um jutsu e um suporte a mais não parece ser o suficiente para aplacar a sede de inovação que alguns fãs de Naruto gostariam em um novo jogo da série e isso pode ser visto como um problema que a Namco Bandai e a CyberConnect terão que adereçar nos próximos lançamentos.
Conclusão
Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections tenta inovar trazendo um novo modo história e algumas mecânicas novas, enquanto recicla antigas animações e técnicas dos jogos anteriores. O jogo está em uma espécie de limbo entre a estagnação e a inovação e poderia ser muito melhor caso os desenvolvedores ousassem um pouco mais com algumas das coisas que foram apresentadas.
Dito isso, o jogo ainda deve satisfazer boa parte da fanbase de Naruto, sendo o jogo mais completo da série em termos de seu conteúdo, ou seja da variedade de personagens e da história de Naruto. Até mesmo podemos dizer que esta é uma das melhores homenagens para a série nos últimos tempos.
Gostaria também de deixar um adendo de que seria interessante ver um novo jogo de Naruto fora deste segmento de Arena Fighter. Talvez um de ação e aventura como eram os Naruto Uzumaki Chronicles ou um jogo de luta 2D no estilo dos antigos Ultimate Ninja ou do mais recente Dragon Ball Fighterz ou mesmo um jogo de RPG de turnos como One Piece Odyssey. Sinto que Naruto tem muito potencial para uma grande variedade de estilos de jogos que não vem sendo explorada nos últimos anos.
Agradecemos a Bandai Namco pela cópia gentilmente cedida para a análise.