Ray tracing de Diablo IV pesa bastante na performance

Ray tracing de Diablo IV pesa bastante na performance

Os recursos de Ray Tracing de Diablo IV, lançados oficialmente pela Blizzard na última terça-feira (26), têm gerado controvérsias entre os jogadores. Embora a tecnologia prometa tornar o jogo mais imersivo, vídeos publicados por canais como MxBenchmarkPC e Frozburn mostram que os ganhos visuais são sutis e, em alguns casos, pouco perceptíveis.

Além disso, ligar os recursos de Ray Tracing pode resultar em quedas significativas de desempenho, especialmente para aqueles com hardwares mais modestos. Testes utilizando placas de vídeo como a RTX 4080 e RTX 4090 demonstraram que o FPS pode cair consideravelmente em comparação com a jogabilidade sem Ray Tracing.

Embora a Blizzard tenha afirmado que o Ray Tracing de Diablo IV foi desenvolvido em parceria com a NVIDIA para aprimorar elementos como armaduras, água, janelas e superfícies reflexivas, os resultados práticos têm deixado alguns jogadores desapontados. A implementação da tecnologia parece não justificar as quedas de desempenho que ela acarreta.

https://www.youtube.com/watch?v=6mhFD7JClhM

Por enquanto, o Ray Tracing de Diablo IV é exclusivo para jogadores de PC com GPUs mais recentes, e a tecnologia ainda não foi estendida para consoles. Enquanto isso, continua a ser visto se futuras otimizações ou atualizações podem melhorar a experiência para aqueles que desejam experimentar o jogo com esses recursos visuais avançados.

É importante ressaltar que, embora os vídeos de análise tenham mostrado os efeitos do Ray Tracing em cenas estáticas, pouco foi demonstrado sobre seu impacto durante momentos de ação intensa no jogo. Para os interessados em experimentar Diablo IV sem o compromisso financeiro total, o jogo já está disponível no Game Pass para PC e consoles como parte da assinatura.