Ranking Diablo: qual é o melhor da franquia?

Uma franquia que ajudou a erguer e consolidar a Blizzard como uma das melhores desenvolvedoras da atualidade.

Ranking Diablo: qual é o melhor da franquia?

Com décadas de história e legiões de fãs apaixonados, Diablo se tornou uma referência no gênero de RPG de ação. Desde o lançamento do icônico jogo original até as atualizações e aprimoramentos de Diablo II, Diablo III e a aguardada chegada de Diablo IV, cada título apresenta uma experiência única e envolvente.

Prepare-se para mergulhar nas profundezas sombrias do Inferno Ardente, enfrentar hordas de demônios e desbravar masmorras perigosas em busca de tesouros lendários em Santuário. Essa lista é uma celebração da rica história e da jogabilidade viciante que tornam Diablo uma franquia inesquecível para os amantes de RPG.

Importante destacar que a lista só contemplará os jogos numerados da saga, deixando Diablo Immortal fora da competição. Os jogos listados já incluem as expansões lançadas para cada um deles, com exceção do novo Diablo IV que ainda não possui expansões anunciadas. 

Ranking Diablo: qual é o melhor da franquia?

4. Diablo (1996)

O jogo original que deu início à franquia, Diablo, ainda é reverenciado por sua atmosfera sombria e macabra. Com jogabilidade simples, porém cativante, o jogador explora masmorras geradas aleatoriamente, luta contra monstros assustadores e busca enfrentar o próprio Diablo. 

De todos os jogos, é praticamente o único a sofrer por ter controles muito datados, além do visual pertencente a outro milênio. Porém, o jogo fez a fundição necessária para tornar a franquia o fenômeno que é, trazendo a variedade de Dungeons, classes diferentes de personagens e a jogabilidade até então revolucionária. Certamente ele merece um remake assim como aconteceu com Diablo II. 

Ranking Diablo: qual é o melhor da franquia?

3. Diablo III (2012)

Lançado há mais de uma década, Diablo III foi o game que mais sofreu em seu lançamento de toda a franquia. Cercado por polêmicas envolvendo DRMs e monetização com um sistema de leilões, o jogo acabou perdendo o brilho do aguardado retorno da saga após um longo hiato para o seu desenvolvimento. 

Entretanto, após o lançamento da expansão Reaper of Souls em 2014, o jogo conseguiu recuperar o prestígio que merecia. A Blizzard se empenhou em corrigir a maioria das críticas dos jogadores e também optou em universalizar o game que era até então exclusivo para PC, apresentando um sistema robusto de controles para consoles. 

Trazendo diversas classes jogáveis, o game também se transformou em um jogo como serviço, recebendo mais de vinte temporadas temáticas e um modo aventura que garantiram anos de jogatina para a comunidade de fãs. Ele só fica na terceira posição por conta das decisões complicadas envolvendo a árvore de habilidades e a abordagem mais cartunesca e infantil para a saga. 

Ranking Diablo: qual é o melhor da franquia?

2. Diablo II: Resurrected (2021)

Atendendo os pedidos incessantes dos fãs para um remake do então grande favorito da saga: Diablo II, a Blizzard lançou Resurrected há poucos anos, oferecendo um trato modernizado para o jogo original de 2000. 

Mantendo o núcleo do gameplay intacto, assim como boa parte da identidade visual retrô para a interface do usuário, o jogo delineia os motivos claros que fazem Diablo ser o fenômeno atual que é. A história sombria e intrigante motiva o jogador a explorar os mapas gerados proceduralmente, com diversas dungeons repletas de perigosos inimigos, além da curva de dificuldade acentuada. 

O jogo diverte e muito, mas sofre com algumas decisões questionáveis da desenvolvedora em manter características obsoletas e burocráticas do jogo original, bem como a interface do mapa ser rudimentar e nunca indicar onde que o jogador precisa ir. É algo tão bizarro que até mesmo novas missões precisam ser descobertas pelo jogador durante a jogatina ao explorar os mapas – que tendem a ser confusos em alguns casos. 

Ranking Diablo: qual é o melhor da franquia?

1.Diablo IV (2023)

Diablo IV já está disponível no acesso antecipado para milhões de jogadores e é apenas questão de tempo até que o consenso da comunidade indique essa verdade: o game é simplesmente o melhor já feito na franquia inteira. 

Além de resgatar o clima sombrio e o visual sóbrio escolhido como favorito pela comunidade em Diablo II, o quarto game traz uma montanha de conteúdos para o jogador explorar e descobrir entre diversas dungeons, missões secundárias, fortes de inimigos, além da longa campanha principal muito bem escrita dando a forma de blockbuster que Diablo sempre mereceu. 

As novidades de gameplay vieram para o melhor mudando profundamente a relação do jogador no balanço de estratégia e combate, com uma árvore de habilidades que monta sinergias excelentes para devastar a variedade abundante de inimigos. Multiplicando isso para as cinco classes de personagens, as novidades que serão trazidas pelas temporadas (também gratuitas) e um lançamento sólido, Diablo IV é um exemplo raríssimo de um jogo muito bem pensado para valer seu dinheiro e te manter entretido por meses. Fora o fato de ser extremamente divertido. 

Redator, jornalista e fotógrafo formado em Cinema que até hoje gosta de espalhar ao mundo as últimas novidades sobre o audiovisual. E-mail: [email protected]