O lançamento do aguardado jogo Baldur’s Gate 3 trouxe uma coincidência na data de lançamento com Starfield, ambos marcados para 6 de setembro no PS5. No entanto, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox da Microsoft, não vê isso como um problema, enfatizando que ambos os jogos não têm relação direta e que a indústria se beneficia com bons lançamentos.
Spencer elogiou Baldur’s Gate 3 da desenvolvedora Larian Studios, afirmando ser um grande fã da franquia. Ele observou que o jogo está sendo bem recebido e parabenizou a equipe pelo sucesso. Quanto às questões técnicas, Baldur’s Gate 3 enfrentou desafios na otimização do modo cooperativo local com tela dividida para o Xbox Series X|S, o que atrasou seu lançamento nessa plataforma.
Isso contrastou com Starfield, que também será lançado na mesma data, porém em outra plataforma. Spencer explicou que decisões sobre a inclusão de recursos como tela dividida são geralmente decisões criativas das equipes de desenvolvimento.
Quando questionado sobre como lidar com esses desafios e diferenças entre plataformas, Spencer afirmou que a Microsoft está lá para apoiar os desenvolvedores e suas decisões. Ele mencionou que está discutindo com a equipe de Baldur’s Gate 3 sobre como tornar o jogo viável no Xbox e afirmou que deseja ver o jogo na plataforma. Essa situação exemplifica como a competição de lançamentos pode ser saudável e benéfica para a indústria de jogos, e Spencer demonstrou apoio aos desenvolvedores em suas decisões criativas e técnicas.