Shawn Layden, ex-presidente da Sony Interactive Entertainment de 2014 a 2018, tranquiliza sobre o futuro da indústria de jogos apesar das demissões recentes. Em uma entrevista à VentureBeat, Layden enfatiza que os desligamentos não são indicativos de um iminente colapso, rejeitando especulações sobre o fim da indústria que circulam há décadas.
“O fim da indústria foi previsto várias vezes nos últimos 20 anos, é quase uma piada. Estamos bem”, declarou Layden. Ele atribui as recentes demissões a decisões errôneas do passado que agora estão surtindo efeito, não refletindo necessariamente os problemas atuais das empresas.
Para Layden, consultor da Tencent, as demissões podem continuar nos próximos meses, mas ele questiona a lógica por trás disso, especialmente em empresas lucrativas. Ele destaca os altos custos envolvidos em projetos de grande escala, onde o risco de fracasso aumenta devido a orçamentos exorbitantes e bases de consumidores restritas.
O consultor aponta para a necessidade de adaptação das plataformas, especialmente em relação ao modelo de exclusividade, que pode estar perdendo apelo entre os consumidores. Layden destaca a importância de ampliar o público-alvo dos jogos para mitigar riscos e maximizar os lucros, citando Helldivers 2 como exemplo.
“Em um mundo free to play, como sabemos, 95% dessas pessoas nunca vão gastar um centavo. O negócio é todo sobre conversão. Você tem que melhorar suas chances de expandir o funil”, argumentou.
Sobre o futuro da indústria, Layden destaca que as empresas precisam se ajustar às mudanças no comportamento do consumidor, especialmente diante do cenário de evolução tecnológica e preferências de compra. Ele ressalta que a indústria não está próxima do fim, mas passa por um período de transformação e adaptação às demandas do mercado.
Em suma, Layden enfatiza que as demissões recentes não sinalizam o colapso iminente da indústria de jogos, mas sim ajustes necessários para corrigir erros do passado e se alinhar com as novas tendências e demandas do mercado.