À medida que as novas gerações se tornam os principais consumidores, as empresas de jogos precisam se adaptar às suas crescentes exigências. Katsuhiro Harada, o criador da renomada série Tekken, expressou a necessidade de evolução nos jogos de luta para atender às demandas de competitividade dos jogadores mais jovens.
Em uma conversa durante um podcast com Shuhei Yoshida, responsável por jogos indies no PlayStation, Harada discutiu as mudanças geracionais em relação à competitividade e como isso impacta os jogos. Ele observou que sua geração, que está se aproximando dos 50 anos, cresceu em uma sociedade altamente competitiva, onde disputas por empregos e vagas em universidades eram comuns.
No entanto, ele destacou que as gerações mais jovens tendem a ter uma abordagem diferente, mostrando menos entusiasmo por confrontos diretos e uma menor disposição para assumir a responsabilidade total por suas ações. Em jogos de luta, onde a competição é cara a cara, essa mudança de mentalidade pode ser um desafio.
Para Harada, a chave está em encontrar maneiras de incorporar essas mudanças nas dinâmicas dos jogos de luta, a fim de atrair os jogadores mais jovens. Ele sugeriu a inclusão de modos de jogo alternativos, como partidas em equipe, além das tradicionais lutas individuais. Essa abordagem permite aos jogadores compartilhar responsabilidades e experimentar formas diferentes de competição.
Considerando essa perspectiva, Harada mencionou a possibilidade de introduzir um modo de partidas em equipe com classificação própria no Tekken, como uma forma de se adaptar às necessidades e preferências dos jogadores mais jovens. Essa adaptação reflete o constante esforço da indústria de jogos para permanecer relevante e atrativa para as diferentes gerações de jogadores.