Malásia bane “Thor: Amor e Trovão”

A Malásia decidiu cancelar o lançamento de "Thor: Amor e Trovão" no país.

Malásia bane "Thor: Amor e Trovão"
Malásia bane “Thor: Amor e Trovão”

No início de julho de 2022, o Looper relatou a possibilidade triste e muito realista de que certas nações em todo o mundo estariam bloqueando o lançamento de “Thor: Amor e Trovão” (2022) devido a uma série de temas.

A questão virou um movimento em cadeia, que motivou uma série de censuras, na China e em alguns países do Oriente Médio, que decidiram descartar o filme de Taika Waititi.

VEJA TAMBÉM:

O The Direct reporta que um dos países mais recentes a proibir foi o Kuwait, com seu Comitê de Cinema no Ministério da Informação anunciando o motivo em uma declaração no final de julho de 2022.

Censura malaia

A censura aplicada à “Amor e Trovão” não foi uma surpresa, já existiam inúmeros relatórios todos prevendo que haveria vários países marcadas com o retrato de Waititi de certos personagens da franquia “Thor”. O caso é que mais um país do Sudeste Asiático foi adicionado à lista pelas mesmas razões não surpreendentes.

De acordo com a Variety, o Film Censorship Board (LPF) da Malásia decidiu cancelar o lançamento de “Thor: Amor e Trovão” no país depois que a Disney se recusou a fazer cortes no filme.

Thor 4 será o último filme de Chris Hemsworth como o Deus do Trovão?
Thor 4 será o último filme de Chris Hemsworth como o Deus do Trovão?

Fontes disseram à mídia que o LPF havia pedido mudanças relacionadas à representação LGBTQIA+ do filme, assim como fizeram com “Lightyear” (2022) no início deste ano devido a um beijo do mesmo sexo que foi apresentado, mas a Disney negou o pedido.

Nessa confusão, a operadora de cinema malaia Golden Screen Cinemas, que é a maior cadeia de cinema da Malásia, anunciou a mudança nas mídias sociais nesta quinta-feira, 28 de julho. 

“Queridos clientes, por favor, estejam informados de que a Disney atualizou que “Thor: Amor e Trovão” da Marvel Studios não será lançado na Malásia, afinal”, disse à rede. “Agradecemos sua paciência e pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado”.

A Looper detalha que em meados de julho, representantes da rede anunciaram que o LPF havia adiado o lançamento de “Amor e Trovão” e estavam esperando uma resposta da Disney sobre as edições.

Malásia bane "Thor: Amor e Trovão"
Malásia bane “Thor: Amor e Trovão”

Enfim, segundo a Variety, aparentemente a Disney pronunciou sua decisão esta semana, mas se recusou a comentar a situação. Chris Perez, da Looper alerta que a medida certamente levará o negócio de filmes da Malásia a uma queda ainda maior após anos de perdas maciças por contratempos relacionados ao COVID-19. A Variety relata que o público de cinema do país foi de 3,72 milhões em 2021.

Thor: Amor e Trovão” segue exibição nos cinemas.

Vanderlei Tenório
Jornalista, colunista/comentarista de cinema, correspondente freelance de veículos portugueses, pesquisador (Geografia Popular - IGDEMA/UFAL), bacharelando em Geografia (IGDEMA/UFAL) e editor/criador do Cinema e Geografia (CINEGEO). 6 vezes nomeado ao Prêmio Ibest.