Leitores estão perturbados com mangá de canibalismo feito por um assassino real

O "mangá" aceita todos os tipos de histórias, personagens e narrativas, mas há certos limites que não deveriam ser violados.

mangá sagawa
Reprodução/ Junho de 1981, Issei Sagawa

Apesar dos mangás de terror estarem dispostos a usar elementos tenebrosos, asquerosos e distorcidos, há alguns limites que não costumam ser ultrapassados e outros que não deveriam. Entre os vários tabus que ocorrem em qualquer gênero, até mesmo no terror, o maior de todos é o canibalismo. Mas, existe um mangá que resolveu ultrapassar esse limite e apostar na temática. 

Sagawa é um mangá desconhecido, mas que começou a ganhar maior reconhecimento recentemente, quando uma YouTuber japonesa, chamada Sydsnap, falou sobre ele em seu canal. O mangá já é sinistro por lidar com o tema canibalismo, mas ele fica ainda mais pesado quando descobrimos que ele é autobiográfico e que seu autor, Issei Sagawa, realmente cometeu esse crime.

Sagawa matou uma jovem holandesa, Renee Hartevelt, na França, mas, ele não foi preso no país por ser considerado louco. O homem foi deportado para o Japão, para ser internado, no entanto, seu pai burocrata conseguiu arranjar sua libertação. Ele nunca pagou por seu crime e chegou a se tornar famoso no Japão pelos seus atos hediondos.

O crime de Sagawa

O mangá Sagawa conta em detalhes o crime cometido por Issei Sagawa. Ele foi para a França para cursar o ensino superior e se interessou por Renee Hartevelt. Um dia, a convidou para sua casa e matou a jovem. 

Ele inesperadamente atirou em Renee pelas costas com seu rifle enquanto ela tomava seu chá. Depois que Issei Sagawa matou Renee, ele cometeu um terrível ato de canibalismo ao consumir partes de seu corpo.” 

Ele cometeu vários outros crimes com o corpo da vítima, que não relataremos em detalhes aqui. 

A glamourização de um criminoso

Sagawa não só nunca pagou por seus crimes, como se tornou uma celebridade no Japão pelo que fez. Ele foi entrevistado em diversos programas jornalísticos e de entretenimento, em que relatava o assassinato e o canibalismo, enquanto Renee e sua família nunca obtiveram justiça, e ainda tiveram que ver seu assassino se tornar famoso no Japão. 

Sagawa morreu em novembro de 2022 de pneumonia e ainda é até hoje uma mancha inapagável da sociedade japonesa, por isso, não recomendamos que os leitores procurem pelo mangá. (Via Anime Senpai).

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]