1 – Textos Notícia
- Os textos noticiosos são imparciais, objetivos e diretos, sem opiniões e adjetivos.
- Palavras estrangeiras ficam em itálico.
- Citações são colocadas em itálico e entre aspas duplas.
- Aspas simples apenas em expressões incomuns, ditados, gírias.
- Os textos têm pelo menos 5 parágrafos, de pelos menos 4 linhas.
- Períodos curtos são preferidos, utilizem mais ponto final e menos virgulas.
- Os textos devem conter subtítulos (H2, H3)
- Palavra chave do texto em negrito e se for o caso hiperlinkado
2 – Títulos
- Priorizar a ordem direta (Sujeito + Verbo + Predicado).
- Contém a palavra chave.
- Não são muito longos
- Os números são escritos por extenso (UM).
- Citações são entre aspas duplas.
- Aspas simples apenas em expressões incomuns, ditados, gírias.
3 – Linha Fina e Chapéu
- O chapéu é uma palavra ou expressão chamativa, impactante, que resume o texto.
- A linha fina é um complemento ao título, traz uma nova informação para o leitor.
- Não repita a mesma informação no título, linha fina e chapeu.
- Não exagere no tamanho da linha fina, mas também não seja tão econômico.
4 – Números
- Nos textos os números cardinais devem ser expressos por extenso até nove e em algarismo a partir do 10.
- Os números ordinais devem ser expressos da mesma forma.
5 – Datas
As datas são expressas assim:
- Segunda-feira (21).
- 25 de dezembro de 2020.
- Mês e dias da semana não são escritos com letra maiúscula.
6 – Horas
- As horas são expressas assim: 14h, 20h30.
7 – Abreviaturas
- As abreviaturas seguem a ordem nome completo + abreviação: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
8 – Fontes
- As fontes são obrigatoriamente citadas no texto (nome do autor do texto + nome do veículo)
- Não é permitido copiar e colar (CTRL/C – CTRL/V).
- O texto pode conter o hiperlink da fonte original, mas este deve ser marcada como abrir em uma nova aba.
- A edição dos textos consiste em utilizar as informações da fonte original para criar um texto próprio, buscar novas informações, fazer uma suíte.
- Publicar apenas a mesma informação, sem acrescentar nada, não faz sentido e não é recomendado.
- Checar e apurar a informação com as partes envolvidas na pauta é obrigatório.
- O contato com as fontes é feito por e-mail ou mensagem e sempre arquivado como registro do contato.
- Em caso de ligação via telefone, é necessário registrar e formalizar o contato via e-mail.
- Os textos só são publicados quando todas as partes envolvidas foram contactadas e de preferência quando as respostas forem recebidas.
9 – Fotos
- As fotos destacadas são retangulares, na proporção 16:9, com largura mínima de 1.200. O tamanho mínimo ideal é 1.200×675.
- Imagens com boa qualidade, nítidas, chamativas e coerentes com o texto.
- As imagens contém: Título, Legenda, Texto Alternativo, Descrição e Crédito que devem ser preenchidos corretamente e obrigatoriamente.
- Em foto específica é utilizado legenda específica, em foto genérica é utilizado legenda genérica.
- Em hipótese alguma altere os dados de uma imagem que já está na biblioteca
- Os textos têm obrigatoriamente pelo menos uma imagem destacada.
- Quando houver mais de uma imagem, ela é inserida ao longo do texto e pode ser de tamanhos e formatos diversos
- Mais de três imagens dentro do mesmo tópico, preferencialmente cria-se uma galeria.
10 – Vídeos
- Alguns textos podem conter vídeos quando eles contribuem como complemento da informação.
- Os vídeos são inseridos, preferencialmente, no final do texto.
11 – Rede Sociais
Alguns textos podem conter posts das redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram) quando eles contribuem como complemento da informação. Inclua o link url e, caso seja algum assunto que pode ser apagado pelo autor do post, prefira fazer um print e subir como imagem dentro do texto.
12 – Hiperlinks
- Os hiperlinks são muito importantes para o ranking do Google e também para a geração de tráfego no próprio site em questão.
- É importante a inserção de hiperlinks na palavra chave do texto e outras palavras e nomes relevantes direcionando para a página da tag ou categoria sobre aquele assunto.
- No caso de palavras-chave que contenham páginas específicas no site, insira o link da página.
- Além dos hiperlinks na palavra chave é ainda mais interessante hiperlinkar uma frase curta, que leva para um publicação relacionada àquela frase.
- Escreva bons textos para os links: evite termos como clique aqui, saiba mais.
13 – Tags
- As tags devem ser específicas, sem exageros. Ela servem para filtrar o conteúdo dentro do site e também ajuda no ranqueamento do Google. Geralmente, nas tags colocamos a palavra-chave do texto e algumas outras palavras que representam o conteúdo do seu texto. Não crie novas tags sem necessidades, não faça variações da mesma tag.
14 – Categorias
- Escolha sempre a categoria correta e apenas uma opção
- Notícias entram na categoria Notícias.
- Críticas entram em Críticas.
- Séries & TV entram em Séries & TV.
15 – Taxonomia
- As taxonomias foram criadas para ajudar na organização do conteúdo do site
- Marque sempre a taxonomia correta
16 – Plugin SEO
- O Título deve preferencialmente ficar no tamanho mais próximo possível do ideal recomendado e conter sempre a palavra-chave. É recomendável que seja diferente do título principal e do título alternativo. Esse será o título que vai aparecer nos resultados de buscas do Google e no navegador. O título do post (principal ou alternativo) é o que aparece no site, nos cards do Google e nas redes sociais.
- A descrição é um breve resumo do texto e sempre deve conter a palavra-chave e a ideia central do seu texto. É o texto que aparece no Google e nas redes sociais.
17 – Outras dicas de SEO para o conteúdo
- Escreva para as pessoas.
- Procure entender o que elas buscam e como buscam. E elabore um texto que atenda as expectativas dos usuários.
- Procure destacar partes importantes do texto em negrito ou itálico (observando as regras deste manual).
- Quando possível, use subtítulos para separar os assuntos do texto (tags H2 em diante).
- Quando possível, use listas de tópicos ou resumos. Isso ajuda o leitor a ter uma visão geral do que vai encontrar no seu artigo.
- Quando possível, use hiperlinks de autoridade que complementem o conteúdo. Isso demonstra que o autor se dedicou na elaboração do texto além de ser útil para os leitores que desejam se aprofundar no assunto.
- Mistério só para conseguir o clique. O conteúdo da publicação deve ser objetivo. Cative a atenção do leitor com um texto fácil de ser lido, parágrafos pequenos e bem conectados, com as informações principais fáceis de serem encontradas. Os leitores costumam pegar uma visão geral do texto antes de iniciarem a leitura.
- Pesquise como as pessoas tem procurado pelo assunto que será abordado. Isso pode ser encontrado facilmente na página de resultados de uma pesquisa no Google: pesquisas relacionadas, “as pessoas também procuram por” e no autopreenchimento.
- Também é possível obter informações no Google Trends, de maneira secundária.
- Use os mesmos termos (palavra-chave) na construção do conteúdo, sempre que possível e especialmente nos títulos. Se os usuários buscam por “onde assistir”, não use “como assistir”. A diferença é pequena, porém o Google entregará o que estiver mais próximo da busca do usuário se houver conteúdo de qualidade semelhante disponível.
- Use a opção Buscar com o Google na barra do painel para encontrar conteúdos do site em ordem de relevância para o Google.
- Ou faça uma pesquisa direta no Google, por exemplo, desta forma: “melhor programa site:nerdsite.com.br”.
- Use os conteúdos relevantes – e bem posicionados ou que tiveram uma boa audiência – para criar hiperlinks de qualidade para as publicações mais recentes.
- Assuntos factuais podem gerar várias notas em um prazo curto de dias. Neste caso basta atualizar as notas anteriores com hiperlinks para as mais recentes e vice-versa.
- Em conteúdos programáticos (ou “evergreen”) que são relevantes no longo prazo, é recomendado criar uma única publicação que abranja todos os tópicos relacionados:
- Por exemplo, crie uma única publicação sobre “Como funciona a Globoplay ou Tudo sobre a Globoplay” ao invés de criar conteúdos separados como “Quanto custa a Globoplay”, “O que é a Globoplay”, etc.
- Por fim, evite cair em ciclos viciosos por causa da audiência passada. O que foi bem ontem não vai necessariamente se repetir hoje. Esteja sempre pronto para um novo assunto.