Diretor Mamoru Oshii diz que anime faz sucesso por causa da violência e erotismo

Qual o segredo do sucesso dos animes? O diretor Mamoru Oshii parece acreditar que seja devido a violência e cenas eróticas.

Mamoru Oshii
Reprodução/ Internet

Atualmente, muitos dos animes de sucesso são adaptações sem censura de mangás bastante violentos. Podemos citar, por exemplo, Chainsaw Man e Hell’s Paradise, sendo que o último estreou este mês. Apesar dos estúdios receberem muitos elogios quando são bastante fiéis aos mangás que estão adaptando, isso também pode levar a problemas como banimentos em alguns países. 

O diretor Mamoru Oshii tem uma forte opinião sobre esse aumento da violência em animações, que ele compartilhou durante uma entrevista a um site japonês chamado CINRA. Segundo ele, o segredo do atual sucesso da indústria do anime é o conteúdo + 18 anos.

Mamoru Oshii faz parte da indústria do anime desde os anos 1970. Ele foi o responsável por grandes obras como Ghost in a Shell Movie, Blood+, Blood The Last Vampire e outras. Ele também já trabalhou como mangaká, tendo feito Seraphim: 266613336 Wings e Kerberos Panzer Cop.

Mamoru Oshii sobre os animes atuais

Durante a entrevista, ao ser perguntado sobre a diferença entre anime artístico e os comerciais, Mamoru Oshii afirmou que o primeiro não pode ser usado para fins comerciais, e que só os apreciadores de arte vão curtir essas animações. Segundo o site Anime Senpai, ele ainda disse:

Mamoru Oshii observou que o anime comercial geralmente apresenta breves lapsos de tempo devido aos altos custos de produção envolvidos. Ele explicou que a criação de uma série de TV de anime comercial requer uma equipe de 200 pessoas, enquanto um filme de anime comercial requer milhares de pessoas trabalhando por quase 2 a 3 anos.”

Ele ainda afirma que o orçamento gigantesco dessas produções não pode depender apenas da inspiração de um autor. O diretor ainda fala sobre o erotismo presente nas produções recentes, dizendo que muito do orçamento vai para animar garotas bonitas, batalhas, cenas de luta e erotismos e violências.

O realizador acrescentou a este propósito que os animes comerciais devem ter sempre a ânsia de obter lucro, o que só será possível se seguirem as tendências atuais da comunidade anime. Mas ainda assim, mesmo que o anime artístico siga esses dois pontos, eles nunca podem ser atemporais e ter uma mensagem artística, que é o ponto em que o anime artístico se destaca. O diretor diz que há uma clara distinção entre anime comercial e artístico além das diferenças na mídia ou nas preferências do consumidor.” (Via Anime Senpai).

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]