Quanto tempo Faustão tem que esperar para receber o transplante de coração?

Faustão teve um agravamento em seu estado de saúde e precisará passar por um transplante de coração. Saiba quanto tempo pode levar

Faustão precisa passar por um transplante de coração. Quanto tempo demora? - Foto: Globo
Faustão precisa passar por um transplante de coração. Quanto tempo demora? – Foto: Globo

Faustão teve um agravamento de seu estado de saúde no último fim de semana. O icônico apresentador possui um quadro de insuficiência cardíaca que fez com que ele fosse internado no hospital Albert Einstein no começo de agosto. Com a piora na situação, Fausto Silva vai precisar de um coração novo.

O processo de transplante de coração, pelo qual Faustão deve passar em breve, é complexo e envolve uma série de etapas, incluindo a avaliação da gravidade do quadro clínico do paciente, a inclusão na fila de espera e a definição da ordem de prioridade. A espera por um órgão, como o coração, é um desafio enfrentado por milhares de pessoas no Brasil.

No Brasil, a fila de transplante de coração é gerenciada por uma equipe técnica que considera diversos fatores, como o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso de cada paciente. Em São Paulo, por exemplo, a espera por um coração pode variar de 12 a 18 meses, de acordo com informações do Hospital do Coração (HCor). Atualmente, cerca de 40 mil pessoas no país aguardam por um órgão compatível.

Faustão já espera pelo coração novo

Faustão no Domingão que apresentava na Globo
Faustão no Domingão que apresentava na Globo

Faustão, cujo caso foi recentemente divulgado, já foi incluído na fila única de transplantes do estado de São Paulo, seguindo critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde. Pacientes podem ser colocados como preferenciais na lista de distribuição de órgãos com base na gravidade de seu quadro clínico, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

No sistema de fila única, todos os pacientes do estado de São Paulo são listados em ordem cronológica e por tipo sanguíneo. Os primeiros da fila são aqueles que estão inscritos no Cadastro Técnico há mais tempo. A decisão de priorização é tomada pela equipe médica, com base em critérios clínicos e documentação que comprove a gravidade do caso. Todos os casos de transplante são geridos pelo SUS, inclusive por aqueles que possuem convênio, como Faustão.

É importante destacar que a priorização tem validade de trinta dias e pode ser renovada conforme a necessidade. Especialistas indicaram que, pelo fato de precisar de remédios para ajudar no bombeamento do sangue, Faustão se encaixa como caso prioritário. Os pacientes que aguardam um transplante de coração enfrentam um cenário desafiador, uma vez que, de acordo com dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) de 2018, apenas 23% dos pacientes que necessitam da cirurgia conseguem receber um novo coração.

Redator com passagens pelo MAZE Blog (MTV), Cenapop (UOL), Splash (UOL) e Bolavip Brasil, além de apresentador e roteirista no Canal Cinco Tons, no YouTube. É editor-chefe do Hit Site desde 2022. E-mail: [email protected]