Faustão foi internado com insuficiência cardíaca; Médico fala sobre a doença do apresentador

Faustão foi internado há quinze dias em um hospital de São Paulo para tratar de uma insuficiência cardíaca. Entenda o que é a doença.

Faustão está doente, internado com insuficiência cardíaca - Foto: Reprodução / Band
Faustão está doente, internado com insuficiência cardíaca – Foto: Reprodução / Band

Faustão foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar uma insuficiência cardíaca. O apresentador de 73 anos foi levado ao hospital há quinze dias, mas sua situação foi divulgada apenas nesta quinta (17/08) — a nota do hospital indica que ele está em cuidados intensivos.

A insuficiência cardíaca é um mal que acomete cerca de 23 milhões de pessoas no mundo, e está entre as enfermidades cardiovasculares que causam mais de 17 milhões de mortes anualmente, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, é uma das principais causas de óbito, e é a primeira responsável por internação após os 65 anos. Pessoas com obesidade têm maior risco de desenvolvê-la.

Classificada como doença secundária, a síndrome clínica impossibilita o coração de bombear sangue suficiente para todo o corpo e assim suprir todas as suas necessidades. A insuficiência cardíaca é consequência de outras patologias pré-existentes como infarto e hipertensão e outras. Dentre os sintomas estão a falta de ar, palpitação, tontura e dor no peito. Faustão estava nos Estados Unidos em férias quando começou a apresentar problemas de saúde.

Faustão é internado: Médico explica situação do apresentador

Faustão apresentava o "Faustão na Band" - Foto: Band
Faustão apresentava o “Faustão na Band” – Foto: Band

A doença pode ser agravada por maus hábitos de vida como obesidade, sedentarismo, tabagismo, diabetes, falta de sono, estresse, elevada ingestão de álcool e outros. Os fatores podem contribuir para a piora do quadro em todas as pessoas”, afirma Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista e especialista em melhoria da qualidade de vida, em declaração enviada ao HIT SITE na época do lançamento do filme “A Baleia”, vencedor dos Oscars de Melhor Ator (Brendan Fraser) e Melhor Maquiagem e que fala sobre a doença.

Dr Rizzieri enfatiza que apesar de não ter cura e ser controlada com a ingestão de remédios, o paciente pode ajudar a minimizar seus sintomas ajustando seus hábitos diários. Além disso, quanto antes for diagnosticada, maiores são as chances de melhora na qualidade e expectativa de vida do paciente. “A insuficiência cardíaca é uma doença complexa e seu tratamento é para vida toda. O controle da enfermidade e a melhora do paciente dependem muito do empenho e mudança de hábitos de cada pessoa. Um estilo de vida mais saudável, com a prática diária de exercícios físicos, uma alimentação mais controlada e seguindo o que foi passado, com uma menor ingestão de sódio e de líquidos pode ajudar”, completa Dr. Rizzieri.

Redator com passagens pelo MAZE Blog (MTV), Cenapop (UOL), Splash (UOL) e Bolavip Brasil, além de apresentador e roteirista no Canal Cinco Tons, no YouTube. É editor-chefe do Hit Site desde 2022. E-mail: [email protected]