Jean-Luc Godard: Conheça as obras do cineasta francês

O cineasta francês Jean-Luc Godard faleceu nesta terça-feira (13/09); conheça as obras do artista e sua vida

O cineasta Jean-Luc Godard
O cineasta Jean-Luc Godard – Foto: Reprodução / IMDb

Jean-Luc Godard, cineasta francês, morreu nesta terça-feira (13/09) aos 91 anos de idade. Segundo a agência “Reuters”, a notícia foi confirmada pela esposa do diretor, a também cineasta Anne-Marie Mieville. “Jean-Luc Godard morreu pacificamente em casa, cercado por entes queridos”, informou o comunicado à imprensa da França.

Band of Outsiders (1964) ORIGINAL TRAILER [HD 1080p]

O cineasta começou sua carreira como crítico de cinema e, depois, passou a fazer documentários e filmes experimentais. Entre suas obras de maior destaque, estão “Acossado” (1960) e “O desprezo” (1963), estrelado pela atriz Brigitte Bardot. O artista também fez filmes como “Viver a Vida” (1962), “Alphaville” e “O Demônio das Onze Horas“, ambos de 1965, “Week-End à Francesa” (1967), “Carmen” (1983), “Eu Vos Saúdo Maria” (1985) e “Adeus à Linguagem” (2014).

A maioria de suas obras adotava um novo estilo de filmagem, o que redefiniu as nomas de câmera, fazendo elas ficarem mais fáceis de manusear e com mais movimento. Ele ainda mudou o som e a narrativa do cinema, além dos cortes e diálogos existenciais. Mesmo revolucionando o cinema, seus títulos sempre causavam controvérsias nos setores tradicionais e com a igreja católica. O filme “Je Vous Salue, Marie“, de 1985, chegou a ser rejeitado pelo então Papa João Paulo II e foi proibido no Brasil durante a época de seu lançamento, alegando que a história era uma ofensa ao catolicismo.

Jean-Luc Godard e sua vida artística

No ano de 2014, o artista ganhou o prêmio do júri no Festival de Cannes por “Adeus à Linguagem“. Em 2018, ele concorreu a Palma de Ouro em Cannes com “Imagem e Palavra“, que faz uma reflexão sobre o mundo e o cinema. Além de vários Leões em Veneza e Ursos em Berlim, o cineasta também foi homenageado pelo conjunto de sua obra em premiações como o César, o Oscar e em Cannes.

Trailer: Acossado, de Jean-Luc Godard

Em março do ano passado, quando completou 90 anos de idade, Godard anunciou que já estava com planos de se aposentar, porém, ele declarou que ainda faria dois filmes antes disso: “Estou finalizando a minha vida no cinema — sim, minha vida de cineasta — com mais dois roteiros. Depois disso, eu direi: ‘Adeus, cinema!'”.

O artista nasceu em Paris no ano de 1930 e era de uma família franco-suíça. Era filho de médico e neto dos fundadores do banco Francês “Paribas“.

Lucas Rodrigues
Lucas Rodrigues Redator com passagem pelo Cenapop, e interessado em novidades no entretenimento (principalmente em games). E-mail: lucas@hitsite.com.br
Deixar um comentário
Sair da versão mobile