Beyoncé causa polêmica ao citar termo capacitista no álbum ‘Renaissance’

Anteriormente Lizzo também estava envolvida em polêmica parecida

Beyoncé
Beyoncé

Beyoncé lançou na última sexta-feira (28) o seu tão aguardado sétimo álbum de estúdio “Renaissance Act I“, é o primeiro projeto oficial solo da cantora desde o “lemonade” lançado em 2016, porém agora ela se ver dentro de uma polêmica pela letra em uma das faixas.

Siga o HITSITE no Google Notícias e não perca nada do universo pop!

A cantora enfrenta agora críticas por usar um termo capacitista na música ‘Heated‘ ao cantar: “Spazzin’ on that ass, spaz on that ass” que é usado coloquialmente nos Esatdos Unidos com um significado semelhante a “surtar” ou “enlouquecer”.

VEJA TAMBÉM:

Porém, o termo surge da palavra “espástica”, que é usada clinicamente para descrever os espasmos que alguém pode experimentar de uma condição como a paralisia cerebral. O termo é frequentemente usado de forma pejorativa para descrever pessoas com deficiência, especialmente paralisia cerebral.

Algo semelhante também ocorreu com Lizzo na música ‘Grrrls‘, “Hold my bag, bitch, hold my bag/Do you see this shit? Eu sou sp*z”. Depois que o single foi lançado, fãs e ativistas de deficiência foram às redes sociais para expressar sua decepção com a letra.

Alguns pediram que a faixa fosse retirada e repostada com a parte removida – um movimento que Lizzo e sua gravadora fizeram. O verso de abertura da música agora tem a letra alterada: “Você vê essa merda? Me segura“.

Na época, ela respondeu à polêmica em um comunicado postado em suas redes sociais, escrevendo: “Deixe-me deixar uma coisa clara: nunca quero promover linguagem depreciativa. Como uma mulher negra gorda na América, eu tive muitas palavras ofensivas usadas contra mim, então eu supero [sic] o poder que as palavras podem ter (intencionalmente ou no meu caso, não intencionalmente)”.

E continuou dizendo que a letra alterada veio como resultado direto de ela “ouvir [seus críticos] e agir”, completando ainda: “Como uma artista influente, estou dedicada a fazer parte da mudança que fiz estava esperando para ver no mundo”.

Aqui estamos nós novamente. Não muito depois da linguagem habilidosa de Lizzo, o novo álbum de Beyoncé apresenta um insulto habilidoso não uma, mas duas vezes. As experiências das pessoas com deficiência não são matéria-prima para as letras das músicas. Isso deve parar”, disse Scope.

Sobre o álbum de Beyoncé, a cantora lançou como lead single “Break My Soul“, a faixa foi o primeiro gosto que tívemos do tão aguardado novo projeto de 16 músicas e possui dois samples juntos que homenageiam grandes artistas, o primeiro de ‘Explode’ lançado em 2014 pela rapper Big Freedia para o seu álbum ‘Just Be Free’ e outro da Robin S., que teve sua música ‘Show Me Love‘ sampleada para o novo single da artista.