Os melhores games da franquia Yakuza

Uma das melhores franquias que você ainda precisa conhecer.

Reprodução

Yakuza é uma franquia tradicional da Ryu Ga Gotoku Studios e SEGA, onde o jogador explora o mundo de uma das organizações criminosas mais famosas do mundo. Iniciada em 2005, a série conta com diversas sequências, remakes e spin-offs.

Com sua exploração detalhada do mundo do crime no Japão e sua mistura balanceada de momentos dramáticos e de humor, Yakuza atesta sua longevidade na mídia dos videogames. Com o lançamento de Like a Dragon: Ishin!, vamos relembrar alguns dos melhores jogos da série.

Reprodução

Yakuza 5

Lançado em 2012, o quinto jogo numerado da franquia se destaca por ter quebrado um recorde da série até então, de ter nada menos do que cinco protagonistas (Algo que foi quebrado novamente em Yakuza: Like a Dragon com seus sete protagonistas).

Kazuma Kiryu está de volta e com ele estão Shun Akiyama e Taiga Saejima de Yakuza 4 e ainda Tatsuo Shinada e Haruka Sawamura. 

É um bom jogo, mas um tanto irregular em partes. Os momentos de caça às vezes não entretêm muito  e as missões de Saejima e Haruka não são tão interessantes quanto as dos outros.

Reprodução

Yakuza Kiwami

Yakuza Kiwami é um remake do primeiro jogo da série lançado no PS2. Sendo uma repaginada completa do jogo, Kiwami é lançado em  2016 para PS4, XBOX One e PCs com a proposta de atualizar o jogo nos moldes modernos da série.

É uma ótima pedida para aqueles que gostariam de saber onde tudo começou, no entanto algumas coisas sobre a sua execução são um tanto datadas. 

Há missões que já de cara te tiram da vibe do jogo e facilmente entediam. Como é o caso da missão em que Kiryu deve recuperar um anel e perde-se bastante tempo nela.

Dito isso ainda há alguns bons momentos em Kiwami e o combate não deixa muito a desejar.

Reprodução

Yakuza 6: The Song of Life 

Yakuza 6: The Song of Life é o último jogo da saga de Kiryu (cronologicamente). Na história, após três anos na prisão, Kiryu retorna e pretende viver uma vida pacata com seus filhos adotivos. No entanto, novos problemas com a máfia chinesa demandam o seu retorno.

O jogo traz algumas implementações no combate. Como é de praxe na série,  o jogador vai desbloqueando novas habilidades ao progredir na história, aumentando as habilidades de Kiryu.

Reprodução

Yakuza Kiwami 2

O original, Yakuza 2 já era um jogo de destaque entre a franquia e mesmo do gênero em geral  e seu remake conseguiu atualizá-lo e deixá-lo ainda melhor.

O game introduz um dos maiores vilões da saga e favorito dos fãs, Ryuji Goda. As missões são muito mais interessantes que a do jogo anterior e a história em geral é daquelas que conseguem prender e deixar o jogador sempre querendo saber mais. 

O jogo é um dos mais bem escritos e com melhor desenvolvimento de personagens da saga, sendo merecidamente o favorito de muitos fãs.

Reprodução

Yakuza: Like a Dragon

E não poderia faltar também Yakuza: Like a Dragon, o mais querido dentre os spin offs da série. 

O jogo deixa Kazuma Kiryu de lado e segue a história de Ichiban Kasuga. Depois de amargar a prisão por alguns anos, Kasuga decide que agora seguirá o caminho para se tornar um herói.

O game também se difere dos outros nas mecânicas de combate, sendo este um JRPG.

Reprodução

Yakuza 4

Yakuza 4 é o primeiro a ter mais de um protagonista na série. Juntam-se a Kiryu, Saejima, Tanimura e Akiyama. 

O jogo conseguiu equilibrar muito melhor os personagens jogáveis com suas diferentes missões e histórias do que seu sucessor, resultando em uma das melhores, senão a melhor experiência que a série tem a oferecer.

Redator, jornalista e fotógrafo formado em Cinema que até hoje gosta de espalhar ao mundo as últimas novidades sobre o audiovisual. E-mail: [email protected]