Humberto Carrão fala sobre interpretar Caco Barcellos em ‘Rota 66 – A Polícia que Mata’

O ator passou alguns dias na companhia do jornalista para compor o personagem.

Humberto Carrão como Caco Barcellos em 'Rota 66 - A Polícia que Mata' - Foto: Globoplay
Humberto Carrão como Caco Barcellos em ‘Rota 66 – A Polícia que Mata’ – Foto: Globoplay

Timidez e generosidade são algumas das semelhanças entre Caco Barcellos e Humberto Carrão, decisivas para a escolha do ator que daria vida a um dos jornalistas mais consagrados do país. Na série ‘Rota 66 – A Polícia que Mata’, disponível a partir desta semana na plataforma, Carrão entra em cena para reproduzir os bastidores de um rigoroso trabalho de investigação jornalística, com foco na atuação violenta de uma rede de policiais nas periferias de São Paulo.

Com oito episódios, a trama também mergulha na biografia de Caco Barcellos, imergindo em sua trajetória profissional marcada por um trabalho de pesquisa e imersão aprofundados. Para dar vida ao personagem, Carrão conta que fez um profundo trabalho de estudo, inclusive acompanhando apurações de Caco para o programa ‘Profissão Repórter’. Em entrevista enviada à imprensa, o ator comentou sobre como foi o processo de construção do personagem.

“Foi uma grande responsabilidade para mim, como ator, e para todo o elenco, roteiristas e diretores dar conta de adaptar um livro, como o Rota 66, para o audiovisual. A série, ao mesmo tempo, é uma aventura muito bonita, não só pelo Caco ser um grande jornalista, mas também por retratar o ‘jornalismo de acompanhamento’, que ele tanto faz em suas reportagens. Diria que é quase uma homenagem à forma dele de pensar e fazer o jornalismo”, celebrou Carrão.

Humberto Carrão é Caco Barcelos na série 'Rota 66 - A Polícia que Mata' - Foto: Globo
Humberto Carrão é Caco Barcelos na série ‘Rota 66 – A Polícia que Mata’ – Foto: Globo

Humberto Carrão teve experiência intensa

Na sequência, Humberto Carrão falou sobre qual foi o maior desafio que encontrou para encarar a produção da série. “O grande desafio é que o Caco Barcellos não é um personagem do livro. O meu personagem foi construído a partir das trocas que tive com ele e também das pesquisas dos roteiristas da série”, disse ele.

Carrão explicou que teve uma “experiência riquíssima” com Caco Barcellos para compor o personagem. Passei dois dias inteiros na companhia do Caco e pude perceber bem de perto o ar misterioso, por causa da condição vital do trabalho dele. Os gestos, os gostos, as ações, as manias e, claro, toda a forma como ele faz o trabalho jornalístico. Fiquei muito atento à forma como ele entrevistava, a relação dele com a câmera e com o entrevistado. Foram dias muito poderosos”.

Redator com passagens pelo MAZE Blog (MTV), Cenapop (UOL), Splash (UOL) e Bolavip Brasil, além de apresentador e roteirista no Canal Cinco Tons, no YouTube. É editor-chefe do Hit Site desde 2022. E-mail: [email protected]