Shakira será julgada na Espanha por alegações de fraude fiscal

A cantora é acusada de não pagar US$ 13,9 milhões em impostos entre 2012 e 2014

Shakira / Foto: Jaume De Laiguana
Shakira / Foto: Jaume De Laiguana

Ontem (27), um juíz espanhol aprovou e anunciou oficialmente que Shakira irá ser julgada na Espanha por alegações de fraude fiscal depois de ser acusada de não pagar US$ 13,9 milhões em impostos entre os anos de 2012 e 2014.

As autoridades do país estão buscando uma pena de oito anos de prisão para a cantora sob a alegação de que ela fez uso generalizado de empresas de fachada para esconder sua renda entre os anos citados anteriormente.

Os representantes da cantora afirmam que ela já não deve nada ao país e que pagou tudo com juros de 3 milhçoes de euros, além de um comunicado foi enviado à BBC News pelo publicitário de Shakira disse que a cantora está “totalmente confiante de sua inocência” e chamou o caso de “violação de seus direitos”.

Anteriormente em entrevista para Elle, Shakira falou abertamente sobre o assunto pela primeira vez, declarando sua inocência e chamando todas as acusações do caso de “fictícias”.

Ela revelou que pagou tudo o que o governo alegou que a mesma devia, dizendo que “a partir de hoje, devo zero a eles”, continuando a explicar sua confiança em ser transparente sobre seus ganhos, já que “foi assessorada por uma das quatro maiores empresas especializadas em impostos do mundo, a PricewaterhouseCoopers”.

A cantora afirmou depois que as alegações são “falsas” e “sem evidências”, além de ser uma tentativa do governo espanhol de “coagir acordos de liquidação” por meio de “uma campanha de imprensa lasciva” e da “ameaça de danos à reputação”, descrevendo tais alegações como comuns entre as autoridades fiscais do país, dizendo que “é apenas o estilo deles”.

É bem sabido que as autoridades fiscais espanholas fazem isso muitas vezes não apenas com celebridades como eu, mas também acontece injustamente com o contribuinte regular”, disse ela.

É apenas o estilo deles. Mas estou confiante de que tenho provas suficientes para apoiar meu caso e que a justiça prevalecerá a meu favor”, completou a cantora. Em julho deste ano, ela ainda rejeitou um acordo oferecido pelos promotores, optando por levar o caso a julgamento.

Shakira falou indiretamente sobre as acusações quando foram relatadas pela primeira vez em 2018, no qual seus representantes negaram novamente as acusações e alegaram que a cantora estava sendo usada pelo governo “como bode expiatório” para forçar os contribuintes culpados a confessar.

Shakira confirma que seu próximo álbum de estúdio está pronto

Em uma entrevista para a revista Elle recentemente, a artista latina falou sobre a produção de seu próximo álbum, revelando que já está pronto, memso que ainda esteja sem data de lançamento e nome.

O último disco da cantora foi o “El Dorado” lançado em 2017 no qual possui músicas totalmente em espanhol, além de contar com os hits “Chantaje” com Maluma, “Me Enamoré” e muito mais.

A cantora falou um pouco sobre o próximo projeto: “Eu tenho um álbum pronto que me deixa muito animada. Algumas músicas vão sair em breve, algumas delas são colaborações. Algumas são em inglês e outras em espanhol, de gêneros diferentes“.

Mas estou muito, muito empolgada não apenas com o trabalho que tenho agora para compartilhar com as pessoas que estão esperando, mas também com o quão gratificante todo o processo tem sido para mim. Quão terapêutico também“.

E completou dizendo: “Achei que tinha encerrado meu trabalho em estúdio, mas toda vez que entro ali para fazer, tipo, uma alteração na letra ou algo como mixar uma música que está quase pronta para ser lançada, acabo com uma nova canção porque me sinto criativa e sinto que é um saída incrível para eu dar sentido às coisas”.

A cantora ainda respondeu se seu single “Te Felicito” com Rauw Alejandro era para Piqué e o relacionamento que tiveram: “O que eu posso dizer apenas é que, consciente ou inconscientemente, tudo o que sinto, tudo o que passo está refletido nas letras e nos clipes que faço. Quando a carapuça serve, ela serve. Eu disse, a música é meu canal de comunicação”.