Pelé: Presidente da FIFA diz que entidade pedirá a todos os países para nomear estádios com nome do atleta

Gianni Infantino, presidente da FIFA que participa do velório, pedirá que cada país do mundo nomeie um estádio com o nome de Pelé.

Pelé - Foto: Reprodução / Instagram
Pelé – Foto: Reprodução / Instagram

O velório de Pelé iniciou-se nesta segunda-feira (02/01) e passou a receber a visita de centenas de fãs e também de autoridades do Brasil e do mundo. Gianni Infantino, presidente da FIFA, foi um dos primeiros a chegar e comentou sobre as homenagens que a entidade promoverá para homenagear o Rei do Futebol.

Em entrevista a repórteres que o abordaram na entrada da Vila Belmiro, em Santos, onde o velório está sendo realizado, Infantino lamentou a morte de Pelé e ressaltou a importância do jogador. “O mundo inteiro o conhece. Ele é responsável por muita gente se apaixonar por futebol. O que posso dizer é que o Rei é eterno e estamos aqui com muita emoção e muita tristeza”, começou ele.

Em seguida, ele falou sobre as homenagens programadas pela FIFA: “Vamos homenagear o Rei. Nesse momento vamos a pedir a todas as federações um minuto de silêncio [nos jogos] e o que posso dizer aqui é que também vamos pedir a todas as federações do mundo inteiro que nomeiem um estádio com o nome de Pelé, porque acredito que as futuras gerações têm de saber quem é Pelé, e a alegria que ele deu ao mundo“, garantiu.

Pelé será nome de estádio no mundo inteiro

Infantino detalhou, ainda, os motivos pelo qual a FIFA pretende pedir às federações do mundo inteiro para dar o nome do jogador a pelo menos um estádio em cada país. “O mais importante para homenageá-lo tem que ser num estádio, onde se marcam os gols, e que as crianças, quando alguém marque gol no estádio Pelé, em qualquer país do mundo, se perguntem: ‘quem era?’. É emocionante“, finalizou.

Pelé morreu na quinta-feira (29/12), durante a tarde, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele lutava contra um câncer de cólon diagnosticado no ano passado. Ele foi internado no dia 29 de novembro, e desde então o mundo aguardava por notícias do Rei do Futebol. No dia 21 de dezembro, foi anunciada a piora do estado de saúde do ex-atleta.

Redator com passagens pelo MAZE Blog (MTV), Cenapop (UOL), Splash (UOL) e Bolavip Brasil, além de apresentador e roteirista no Canal Cinco Tons, no YouTube. É editor-chefe do Hit Site desde 2022. E-mail: [email protected]