Pelé morre em São Paulo aos 82 anos

Considerado o maior jogador de futebol da história do esporte, Pelé morreu nesta quinta-feira após uma batalha contra o câncer.

Rei Pelé — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Pelé – Foto: Reprodução / Instagram

Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé, morreu nesta quinta-feira (29/12), aos 82 anos. O ex-atleta, reconhecido como o maior jogador de futebol da história do esporte, estava internado há 30 dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar de um câncer de cólon.

Nas últimas semanas, houve uma grande apreensão em relação ao estado de saúde de Pelé, já que o hospital deixou de divulgar boletins médicos sobre a situação do ex-esportista e ex-ministro do Esporte (na primeira gestão de Fernando Henrique Cardoso). A última notícia oficial foi divulgada em 21 de dezembro, quando foi informado que houve progressão da doença.

Segundo o hospital, Pelé morreu às 15h56 da tarde de hoje. Desde antes do Natal, diversos parentes do atacante, como seus seis filhos e vários netos, estiveram no hospital para visitá-lo. Desde o começo do mês, no entanto, já se sabia que o estado era grave e que o Rei do Futebol estava em cuidados paliativos, já que o câncer havia se alastrado.

Pelé: velório e enterro do jogador

O velório de Pelé vai acontecer na Vila Belmiro, pertencente ao Santos, clube onde ele jogou por 18 anos e fez história no futebol brasileiro. A montagem da estrutura começou a ser montada na semana passada, quando começou a circular a notícia do agravamento do estado de saúde do ex-atleta.

O enterro também acontecerá em Santos: Pelé tinha um espaço reservado a ele desde 2003 no Memorial Necrópole Ecumênica. Até o momento, não há informações sobre horário do início das cerimônias públicas para o Rei do Futebol, único tricampeão mundial como jogador por uma Seleção — a Brasileira.