Justiça determina que Eduardo Bolsonaro retire música de Chico Buarque de post no Instagram

O descumprimento da determinação implicará uma multa diária no valor de R$ 1 mil.

Eduardo Bolsonaro — Foto: Reprodução/Instagram
Eduardo Bolsonaro — Foto: Reprodução/Instagram

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) deve retirar imediatamente a música “Roda Viva”, de Chico Buarque, de uma postagem feita no Instagram, conforme determinou a Justiça do Rio de Janeiro. O filho de Bolsonaro utilizou a canção em uma foto em que criticava censura contra jornalistas e políticos que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em sua defesa, Chico Buarque afirmou que o “Roda Viva” aponta a falta de direitos civis causadas pela ditadura militar. “Não há dúvidas, portanto, da contrariedade de Chico Buarque à Ditadura Militar e suas bases, bradadas e defendidas ainda atualmente pelo grupo político do qual o Réu faz parte”, contou o advogado João Tancredo na ação.

O advogado destaca, ainda, as “diversas manifestações desse grupo político na defesa direta da ditadura militar” e mencionou “posições” públicas de Eduardo sobre “o AI-5 e seu retorno”. “E já ironizou tortura sofrida pela jornalista Míriam Leitão durante a ditadura”, acrescentou ele.

https://twitter.com/ZurockV/status/1603929526597259264

Não foi a primeira vez que Chico contestou

Não foi a primeira vez que o cantor questionou o post. Antes, o pedido da defesa de Chico foi indeferido pela juíza substituta Monica Ribeiro Teixeira sob a alegação de que não havia comprovação de que “Roda Viva” fosse de autoria dele.

Entretanto, nesta sexta-feira (16), o pedido da defesa foi acatado pelo juiz Fernando Rocha Lovisi, do 6º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro. O descumprimento da determinação acarretará em multa diária no valor de R$ 1 mil para Eduardo Bolsonaro.

Jornalista formado pela UFPB. Amo ciência, filosofia e, acima de tudo, o estilo de vida do imperador Marco Aurélio. E-mail: [email protected]