Caetano Veloso pede valor milionário de indenização após marca fazer uso indevido de imagem

Caetano Veloso enviou uma notificação extrajudicial para famosa marca, alegando "utilização não autorizada de imagem".

Caetano Veloso - Foto: Reprodução / Instagram @drispaca @caetanoveloso
Caetano Veloso – Foto: Reprodução / Instagram @drispaca @caetanoveloso

Caetano Veloso entra na justiça

Em agosto deste ano, o músico Caetano Veloso enviou uma notificação extrajudicial à marca Osklen, alegando “utilização não autorizada de imagem e marca em campanha publicitária”. O litígio foi levado aos tribunais do Rio de Janeiro e, na última sexta-feira (01/12), os representantes legais de Caetano Veloso moveram uma ação contra a campanha da nova coleção de Verão 2024, intitulada “Brazilian Soul”, da Osklen, pertencente ao empresário Oskar Metsavaht.

Usaram a imagem do autor e do icônico movimento criado por ele para lançar e impulsionar as vendas de uma coleção de roupas com sua marca e, com isso, obter vantagens indevidas, locupletando-se ilicitamente de forma notoriamente parasitária“, dizem os advogados do famoso cantor e compositor.

A ação judicial

Diversas solicitações foram incluídas na ação judicial. Inicialmente, Caetano Veloso requer uma medida liminar para compelir a Osklen a retirar de circulação produtos que façam referência ao músico e ao movimento Tropicalismo. De maneira semelhante, outra liminar busca a remoção de publicações que associem o artista e o movimento à marca de roupas. Por fim, os advogados buscam uma compensação por danos morais no valor de R$ 300 mil, a serem pagos tanto pela Osklen quanto por Oskar Metsavaht, e danos materiais estimados em R$ 1 milhão. O processo de Caetano Veloso está em tramitação na 29ª Vara Cível da Comarca da Capital.

Caetano Veloso - Foto: Reprodução / Instagram @caetanoveloso
Foto: Reprodução / Instagram @caetanoveloso

No fim de novembro, Paula Lavigne refutou a ideia de viver um matrimônio sem atividade íntima com Caetano Veloso, de 81 anos. A ex-atriz esclareceu ao portal ‘Splash’ que sua entrevista no ‘Angélica: 50 & tanto’, programa em celebração aos 50 anos da apresentadora, foi mal interpretada. Na ocasião, ao abordar os estigmas associados à diferença de quase 30 anos entre eles, Paula Lavigne também recordou o período de separação em 2004, explicando que, embora tenham interrompido a intimidade, mantiveram a parceria e a união. “O casamento tem que ter um projeto. Ele não se sustenta por si só. Saber se adequar, porque tem fases diferentes: como você vai superar aquela fase e ter uma nova fase, um novo projeto“, explicou a produtora sobre o divórcio, que ela mesma revela que não funcionou para os dois.

Esposa do artista compartilha vídeos do dia a dia