NVIDIA pode lançar série RTX 50 somente em 2025

A RTX 4090 já está a venda no Brasil com valores que superam a marca dos 12 mil reais.

NVIDIA pode lançar série RTX 50 somente em 2025

O cenário de vendas de placas gráficas não está muito animador para todas as maiores participantes do mercado, incluindo a líder NVIDIA que tem enfrentado críticas sucessivas a cada novo lançamento decepcionante da série RTX 40 que, tirando a titânica RTX 4090, não consegue justificar o preço em relação à evolução da performance bruta comparada à série anterior.

Por conta disso, não chega a surpreender a nova informação da própria NVIDIA considerar lançar somente a próxima geração de GPUs em 2025 – no ritmo tradicional, era esperado que a série RTX 50 fosse lançada em 2024, mas isso pode não acontecer.

De acordo com os insiders, eles devem aproveitar este tempo para reformular a arquitetura das GPUs atuais e lançarem versões revisadas e aprimoradas de seus hardwares. O ano então seria dedicado somente aos lançamentos das variantes Ti para as placas que ainda não contam com a edição que traz cerca de 10% de incremento de performance.

No caso, haveria espaço para o lançamento das RTX 4080 Ti e RTX 4090 Ti – praticamente as únicas que ainda não viram suas edições aprimoradas anunciadas até agora. Agora a NVIDIA se prepara para o lançamento da RTX 4060 em todo o planeta ainda nesta semana.

Uma geração mais potente

Se distanciando cada vez mais do poder de processamento dos consoles, as placas de vídeo da Nvidia da família Ada Lovelace prometem entregar o dobro de desempenho visto nas placas Ampere da série RTX 30.

Entre as especificações, a RTX 4090 entrega 82.6 TFLOPS, mais que o dobro do desempenho da RTX 3090 Ti, melhor GPU disponível no mercado atualmente.

A RTX 4090 já está a venda no Brasil com valores que superam a marca dos 12 mil reais.

Redator, jornalista e fotógrafo formado em Cinema que até hoje gosta de espalhar ao mundo as últimas novidades sobre o audiovisual. E-mail: [email protected]