Pedido de Mariah Carey para registrar termo “Rainha do Natal” é negado

Outras artistas que se destacam na mesma época do ano impediram a cantora de conseguir

Mariah Carey / Crédito: Getty Images
Mariah Carey / Crédito: Getty Images

Em agosto, Mariah Carey entrou com um pedido para registrar o termo “Rainha do Natal” para ela, ou seja a mesma poderia comercializar e vender produtos e demais coisas em cima do nome.

Porém, o Conselho de Julgamento e Apelação de Marcas dos EUA não acatou o desejo de Mariah, ou seja, ela não pode reivindicar a propriedade do título de “Rainha do Natal” como marca.

Na época que o pedido vem a público, como relata a Variety, não foi bem visto pelas cantoras Darlene Love e Elizabeth Chan, ambas associadas ao termo “Rainha do Natal” ao longo de suas carreiras.

Em 1963, Darlene se apresentou em várias músicas natalinas como ‘A Christmas Gift for You‘ e ‘Christmas (Baby Please Come Home)’. A última música se tornou um clássico de Natal e, embora não tenha tido sucesso comercial após seu lançamento, entrou na Billboard Hot 100 pela primeira vez em 2018, atingindo um pico de 16.

Anteriormente, ela disse em suas redes sociais que David Letterman a declarou “oficialmente” a “Rainha do Natal” há 29 anos, antes mesmo de Mariah lançar ‘All I Want For Christmas Is You‘.

Love ainda perguntou se era verdade que Carey estava tentando registrar o termo e questionou se isso significava que ela não era mais capaz de usá-lo para se descrever: “Aos 81 anos de idade eu NÃO vou mudar nada”, escreveu ela. “Estou no ramo há 52 anos, ganhei e ainda consigo atingir essas notas! Se Mariah tiver um problema, ligue para David [Letterman] ou meu advogado!!

Chan, ganhou destaque por gravar e lançar exclusivamente músicas de Natal – algo que ela faz há mais de uma década. Ela lançou um álbum intitulado “The Queen of Christmas” no ano passado e se refere a si mesma com o título nas redes sociais.

Este foi um caso clássico de bullying de marcas registradas“, disse o advogado de Chan, Louis Tompros. “Estamos satisfeitos com a vitória e encantados por podermos ajudar Elizabeth a lutar contra os registros de marcas exageradas de Carey“.

Processo contra Mariah Carey por música natalina é arquivado

Um dos maiores hits de Mariah Carey e do Natal o clássico, “All I Want For Christmas“, estava passando por um processo de plágio que foi arquivado no final do mês passado.

Um caso de violação de direitos autorais de US$ 20 milhões foi movida em junho pelo compositor Andy Stone contra Mariah por suposta violação de direitos autorais referente apenas aos títulos correspondentes da música, de acordo com a Rolling Stone.

Em seu processo, Stone disse que gravou e lançou uma música intitulada “All I Want For Christmas Is You” sob o nome de Vince Vance And The Valiants em 1989 e alegou que eles fizeram uma versão “derivada” de sua música onde lucram injustamente com a faixa desde então. Ele também argumentou que os co-compositores estavam cientes da faixa de 1989 dele porque ela teve “extenso airplay” durante a temporada de Natal de 1993.

Os advogados de dele rejeitaram voluntariamente o caso, ou seja ele pode reapresentar o processo no futuro, mas como a Rolling Stone aponta: é improvável que Stone receba o prêmio de US $ 20 milhões que ele estava negociando, considerando que existem atualmente 177 músicas protegidas por direitos autorais. com o título “All I Want for Christmas Is You“.