Bad Bunny, Taylor Swift, Kendrick Lamar e mais, confira alguns recordes quebrados nas indicações do Grammy 2023

Diversos feitos históricos foram alcançados nas indicações da próxima edição da premiação

Bad Bunny / Crédito: Cliff Lipson/CBS via Getty Images
Bad Bunny / Crédito: Cliff Lipson/CBS via Getty Images

Na tarde da última terça-feira (15), a Recording Academy divulgou os indicados ao 65º do Grammy Awards, que ocorrerá ao vivo no próximo dia 05 de fevereiro de 2023 na Crypto.com Arena em Los Angeles e como de esperado, diversos artistas quebraram recordes históricos.

Como é o caso de Bad Bunny com o álbum “Un Verano Sin Ti“, que se tornou o primeiro disco totalmente em espanhol a receber a indicação de álbum do ano. Anteriormente, José Feliciano, foi indicado em 1968 por “Feliciano!” , mas ele consistia em faixas em inglês, além do disco de Bad Bunny ser o primeiro álbum a receber indicações de álbum do ano tanto no Grammy quanto no Grammy Latino.

Kendrick Lamar com o “Mr. Morale & The Big Steppers“, é seu quarto álbum de estúdio a ser indicado a álbum do ano, o que o coloca empatado com Kanye West como o rapper com mais indicações nesta categoria (como artista principal ).

Além disso, contrário de Kanye, as indicações de Lamar são para quatro álbuns de estúdio consecutivos, com isso ele é o primeiro artista de qualquer gênero a ser indicado com quatro álbuns de estúdio consecutivos desde Billy Joel (1979-83).

Taylor Swift empata o recorde de artista com mais indicações em canção do ano (seis) com a indicação da versão expandida de “All Too Well“, se igualando agora com Paul McCartney e Lionel Richie.

Doja Cat é a terceira artista feminina a receber indicação em Gravação do Ano três anos consecutivos, ela foi indicada nesta categoria por “Say So” (2020) e “Kiss Me More” (com SZA, 2021) e agora com “Woman”, o que a empata com Roberta Flack (1972-74) e Billie Eilish (2019-21) como as únicas artistas femininas a aparecer nesta categoria em três anos consecutivos.

Beyoncé consegue feito histórico com indicações ao Grammy Awards

A cantora foi o principal nome e conseguiu receber um total nove indicações para a próxima edição da premiação, atrás dela, é seguido por Kendrick Lamar com oito, e Adele e Brandi Carlile com sete cada.

Com isso, ela sobe sua indicações para 88, o que a coloca empatada com seu marido Jay-Z pelo maior número de indicações ao Grammy da história. O rapper recebeu cinco indicações este ano, atrás dele na história temos Paul McCartney (81) e Quincy Jones (80).

Além disso, ela passa à frente de Frank Sinatra para se tornar a artista com o maior recorde de indicações na carreira em um único ano. A artista e Sinatra estavam empatados nesse recorde com sete indicações cada

Beyoncé também é a primeira mulher negra a receber quatro indicações de álbum do ano (como artista principal). Ela estava empatada com Mariah Carey, Whitney Houston e HER com três indicações cada na categoria.