Há 28 anos atrás, Toy Story mudava a história do cinema com seu lançamento

Filme chegava aos cinemas norte-americanos nesta data (22)

Buzz e Woody no primeiro filme de Toy Story
Toy Story (Reprodução: Walt Disney Animation)

É impossível não associar Toy Story à sua estreia completamente histórica para os cinemas e para todo o setor de animação. Há exatamente 28 anos atrás, neste mesmo dia, 22 de novembro, o primeiro filme da Pixar era lançando, mudando para sempre a história, e marcando toda uma geração.

Estreando no ano de 1995, o longa-metragem que conseguiu uma arrecadação mundial de US$ 394,4 milhões, foi dirigido pelo lendário John Lasseter, enquanto abria as portas do estúdio secundário da Walt Disney Animation, acompanhando simplesmente, as aventuras de brinquedos que ganham vida.

Toy Story revolucionou o mercado de animações, tornando-se o primeiro filme tridimensional, completamente computadorizado, e rendeu dos anos 90 até a atualidade, dezenas de Oscars para a Pixar, que logo de cara, se tornou uma das gigantes da indústria. Ao mesmo tempo em que sua equipe tinha de desenvolver a trama da produção, preocupações de como animar seus personagens para além dos conceitos do 2D, eram levadas em consideração simultaneamente.

No Brasil, Toy Story estreou exatamente um mês depois, em 22 de dezembro de 1995, enquanto acompanhava a aventura do cowboy Woody, e seus intensos sentimentos com a chegada do patrulheiro espacial Buzz Lightyear, no quarto de Andy, levando-os há lugares inimagináveis. Todos os longas da franquia estão disponíveis no Disney+.