Como o tratamento da caspa pode ajudar?

Cerca de 50% da população mundial sofre de caspa por várias razões, incluindo problemas de couro cabeludo oleoso, sensibilidade e sujeira

Como o tratamento da caspa pode ajudar?
Como o tratamento da caspa pode ajudar? – Reprodução/Internet

Cerca de 50% da população mundial sofre com a caspa. Isso ocorre porque existem muitos motivos que podem causar o aparecimento da caspa, além de ser algo ignorado e que não pode ser curado se não forem tomadas medidas específicas para combatê-la.

Algumas medidas simples que podem ser tomadas são, por exemplo, o uso de produtos capilares com compostos que limpam o couro cabeludo e eliminam a caspa, como o cetoconazol shampoo.

Mas também é necessário conhecer as causas da caspa para poder agir com base nesses fatores. Desta forma, as soluções serão mais eficientes e os problemas capilares poderão ser mais bem controlados.

Por que ocorre a caspa?

Existem vários motivos que podem causar a caspa. Especificamente, a caspa são células mortas da pele que se desprendem do couro cabeludo e dão a impressão de flocos ou de um pó fino. Algumas das principais causas da caspa no couro cabeludo são as seguintes:

  • Malassezia globosa: esse é um fungo que habita o couro cabeludo da maioria das pessoas e se alimenta do sebo produzido pela pele. Ter um couro cabeludo oleoso predispõe esse fungo a se reproduzir, levando à irritação e à descamação.
  • Sensibilidade ao ácido oleico: quando em contato com esse produto, a pele sensível do couro cabeludo começa a ficar irritada e a descamar como resultado do ressecamento gerado.
  • Sujeira pesada: se a cabeça não for lavada adequadamente e com frequência suficiente, a isca se acumula na pele, causando ressecamento e irritação do couro cabeludo. Além de soltar camadas de pele junto com a sujeira.
  • Dermatite ou eczema: estas doenças de pele podem afetar o couro cabeludo e causar coceira, dor e outros desconfortos. A caspa também pode ser um sintoma de que você tem uma destas doenças, portanto, recomenda-se uma visita a um dermatologista.

Estas são as causas mais comuns que podem ser atribuídas à presença de caspa no couro cabeludo. Vale ressaltar que os sintomas da caspa pode não desaparecer tão facilmente com o uso de produtos simples, porque você tem uma condição adicional.

Como a caspa pode ser tratada?

Como a caspa pode ser tratada devio a oleosidade do couro cabeludo?
Como a caspa pode ser tratada? – Reprodução/Internet

Como já mencionado, existem produtos que são muito eficazes no combate à caspa, como o cetoconazol shampoo. Mas existem também algumas alternativas naturais que podem ser complementares.

Para escolher o xampu certo para tratar o seu tipo de couro cabeludo, recomendamos que você considere os seguintes pontos:

  • Não escolha um xampu que tenha abrasivos que possam ressecar o cabelo.
  • O produto não deve conter silicones, pois eles permanecem no cabelo e produzem sebo.
  • Não use derivados de petróleo que irritam a pele e causam coceira.

Além disso, existem outras recomendações que têm a ver com hábitos de higiene e com a maneira como você lava a cabeça. Esses pontos a serem levados em conta são os seguintes:

  • Lave a cabeça todos os dias para evitar que o acúmulo de óleo e a sujeira irritem o couro cabeludo.
  • Não lave a cabeça com muito xampu, mas também não com pouco, use apenas o suficiente para fazer espuma e cobrir todo o cabelo.
  • Não lave a cabeça com água muito quente e por muito tempo, pois isso faz com que o couro cabeludo fique danificado e produza sebo para combater a irritação.
  • Não aplique o condicionador de cabelo diretamente no couro cabeludo, pois ele é absorvido pelo couro cabeludo e deixa a pele oleosa. Ele deve ser aplicado nas pontas do cabelo e em pequenas quantidades.

Por outro lado, se você quiser complementar essas medidas com alguns remédios caseiros, existem algumas soluções simples que podem ser muito eficazes. Essas soluções são as seguintes:

  • Use o óleo da árvore do chá, que é muito benéfico graças às suas propriedades antibacterianas.
  • Use óleo de coco para hidratar um couro cabeludo muito seco.
  • Aplique aloe vera no couro cabeludo, pois ele tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. No entanto, é muito importante que você limpe o couro cabeludo antes de usar e enxágue-o depois que a aloe vera secar, pois isso pode deixar o couro cabeludo oleoso.
  • Aplique vinagre de cidra de maçã antes de lavar o cabelo para matar alguns dos fungos que causam a caspa.

Estas soluções não funcionam em todos os casos, portanto você deve considerar o tipo de couro cabeludo que possui e o motivo da caspa. Também é aconselhável usar apenas um produto até que ele faça efeito, pois misturar muitos pode ser problemático.

A importância de prevenir a caspa depois que ela desaparecer

Depois de se livrar da caspa, se você não mantiver hábitos saudáveis e não usar os produtos certos, ela pode voltar.

Por isso, é aconselhável continuar lavando a cabeça com água fria, não usar xampu em excesso, não aplicar condicionador diretamente no couro cabeludo e não expor a pele do couro cabeludo a fontes de calor intenso que possam irritá-la, como o ar de um secador de cabelo, por exemplo.

Também é recomendável não colocar toalhas na cabeça, pois elas mantêm a umidade e podem causar a proliferação de fungos.

Concluindo, embora a caspa seja um problema muito comum, existem formas e tecnologias capazes de resolvê-lo. Portanto, se você sofre dessa condição, recomenda-se que aplique consistentemente as soluções apresentadas anteriormente, para que possa controlá-la o mais rápido possível.

Fundador, formado em Publicidade e Propaganda, paulista e, enquanto não consegue ir para Marte, acredita que um dia teremos respostas sobre as origens dos Aliens. E-mail: [email protected]