Oscar 2023 | ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ ultrapassa ‘O Retorno do Rei’ e se torna o filme mais premiado da história

'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo' se consagra como o filme mais premiado da história, ultrapassando o longa de Peter Jackson.

Ke Huy Quan em 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo' - Foto: A24
Ke Huy Quan em ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ – Foto: A24

‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ continua a sua trajetória para se tornar um marco na cultura cinematográfica. O filme dirigido pelos Daniels e estrelado por Michelle Yeoh, Ke Huy Quan, Stephanie Hsu e Jamie Lee Curtis ultrapassou o clássico ‘O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei’ e se tornou o longa-metragem mais premiado da história do Cinema.

As informações são do site norte-americano IGN, que fez o levantamento considerando apenas os prêmios dos principais organizações de críticos e órgãos de premiação reconhecidos. Observando essas regras, ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ possui 158 vitórias, contra 101 do filme de Peter Jackson baseado na obra de J.R.R. Tolkien, lançado em 2003. Se considerar todos os prêmios e indicações, ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ aumenta a sua vantagem: em prêmios e indicações: 336 prêmios e 691 indicações, enquanto ‘O Retorno do Rei’ possui 213 prêmios e 337 indicações.

Vale lembrar que várias entidades de críticos e organizações cinematográficas foram criadas de 2004 para cá, aumentando os números do filme favorito para levar o Oscar 2023. Por isso, com base nos dados levantados, o portal reduziu a lista apenas para os órgãos de premiação que reconheceram os dois filmes. Nesse caso, ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ mantém a vantagem: do total de 152 organizações que indicaram ambas as produções, apenas 45 reconheceram os dois filmes. Nesses, o filme dos Daniels recebeu 138 prêmios contra 127 de ‘O Retorno do Rei’, levando a melhor também no número de indicações: 295 a 189.

A trajetória vencedora de ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Michelle Yeoh em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo – Foto: A24

‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ pode coroar a sua trajetória no Oscar 2023, que será realizado no domingo (12/03): o filme concorre a 11 estatuetas, incluindo Melhor Filme, Diretor, Roteiro Original, Atriz (Yeoh), Ator Coadjuvante (Quan) e Atriz Coadjuvante por duas vezes com Stephanie Hsu e Jamie Lee Curtis.

O filme venceu a maioria dos prêmios anteriores ao Oscar: obteve reconhecimento no Globo de Ouro, no SAG (o sindicato dos atores de Hollywood), no DGA (sindicato de diretores) e PGA (sindicato de produtores), além de expressivas vitórias em prêmios da crítica. ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ também conseguiu uma bilheteria expressiva, tornando o longa-metragem um dos maiores sucessos dos últimos anos.