Oscar 2023 | Guillermo del Toro leva o Oscar de Melhor Animação por ‘Pinóquio’

Pinóquio levou o primeiro Oscar 2023 da noite; Guillermo del Toro subiu ao palco para receber a estatueta pelo longa da Netflix.

Cena de 'Pinóquio', de Guillermo del Toro e Mark Gustafson; filme levou o Oscar 2023 - Foto: Reprodução / Netflix
Cena de ‘Pinóquio’, de Guillermo del Toro e Mark Gustafson; filme levou o Oscar 2023 – Foto: Reprodução / Netflix

O Oscar 2023 começou com a premiação de Melhor Animação. O prêmio foi para ‘Pinóquio‘, dirigido por Guillermo del Toro para a Netflix.

O diretor já possui dois Oscars na prateleira, como diretor e produtor de ‘A Forma da Água’, de 2017. ‘Pinóquio’ foi produzido com a técnica stop motion, e teve centenas de equipes trabalhando juntas para produzir o filme, lançado com sucesso no final do ano passado. No Oscar 2023, competiu com Marcel the Shell with Shoes On; Gato de Botas 2: O Último Pedido; A Fera do Mar e Red – Crescer é uma Fera.

A expectativa para a versão de Guillermo del Toro para ‘Pinóquio‘ era grande. A história do boneco de madeira que ganha vida pelas mãos de uma fada para fazer companhia ao seu criador, Gepetto, já está bem surrada — apenas neste ano já teve outra versão estrelada por Tom Hanks e dirigida por Robert Zemeckis, enquanto no ano passado outro live-action trouxe Roberto Benigni como o velho artesão. O mesmo ator já interpretou o próprio boneco em um (horroroso) filme lançado em 2001. Fora as dezenas de adaptações em animação, com a Disney sendo responsável pela mais famosa realizada em 1940.

Ao lado de Mark Gustafson, o diretor mexicano resolveu fugir do óbvio e dar outra roupagem ao conto de Carlo Collodi, considerada mais sombria a julgar pelos trailers lançados meses antes da chegada do filme aos cinemas e, posteriormente, ao catálogo da Netflix, o que ocorreu na última sexta-feira (09/12). Ocorre que, até os mais otimistas em relação a essa nova adaptação, não esperavam uma obra tão emocionalmente vibrante e complexa como a apresentada pela dupla.