Você conhece o dark slice of life? Conheça o gênero e 4 animes imperdíveis

Animes slice of life costumam ter histórias mais leves, mas existem versões mais sombrias do gênero, apresentadas das mais variadas formas.

slice of life

Os animes normalmente tem mais de um gênero, como shounen que pode ser romântico ou ser uma comédia, o shoujo, formado por mahou shoujo, ou os slice of life que também podem ser misturados com histórias mais realistas, escolares, cotidiano no trabalho, aventura, ou até temas mais sombrios. Para esse último, iremos adotar o termo dark slice of life, apenas para diferenciar do padrão mais comum da classificação. Além disso, vale lembrar que shounen, shoujo, seinen, josei, são mais demografias do que gêneros, que indicam para qual público uma obra é destinada ou que tipo de público leitor ela tem.

Dark slice of life

Voltando aos slice of life, eles costumam ser mais realistas e focam em abordagens mais leves da vida, mas há também aqueles mais darks, que buscam abordagens mais sombrias, mostrando mais o lado ruim e melancólico da vida humana. Veja, a seguir, alguns dark slice of life que você precisa conhecer para entender o gênero e que merecem reconhecimento por suas qualidades e interações com outros gêneros.

4 animes dark slice of life

slice of life
Reprodução/ Internet
  • Given
  • Ano: 2019
  • Gênero: Boys Love; Drama, Romance; Slice of Life
  • Sinopse:

Por algum motivo, a guitarra que ele amava tocar e o basquete que ele adorava jogar perderam a graça. Essa era a vida de Ritsuka Uenoyama até encontrar Mafuyu Sato. Ritsuka tinha começado a perder seu amor pela música, mas ao ouvir Mafuyu cantar pela primeira vez, a canção ressoou em seu coração e a distância entre os dois começou a encurtar.” (via Crunchyroll)

slice of life
Reprodução/ Internet
  • Kotaro Lives Alone
  • Ano: 2022
  • Gênero: Comédia; Slice of Life
  • Sinopse:

Kotaro Sato é um menino de quatro anos que, após se mudar, vora vizinho de Shin Karino, um autor de mangá que não conseguiu alcançar o sucesso. Kotaro não tem pais e mora sozinho, mas de alguma forma ganha dinheiro suficiente não apenas para sobreviver, mas para viver melhor que seus vizinhos peculiares.” (via Crunchyroll)

slice of life
  • Girl’s Last Tour
  • Ano: 2017
  • Gênero: Aventura; Mistério; Sci-Fi; Slice of Life
  • Sinopse:

A civilização está morta, mas Chito e Yuuri ainda estão vivas. Então elas sobem a bordo de sua amada moto de Kettenkrad e calmamente vagam pelas ruínas do mundo que outrora conheceram. Dia após dia sem esperança, elas procuram a próxima refeição e acumulam combustível para seguir em frente. Mas enquanto elas estiverem juntas, até uma existência tão sombria como está tem um ou dois raios de sol a brilhar, mesmo que estejam tomando as últimas gotas de uma sopa ou à caça de peças para seu veículo se mexer. Para duas garotas em um mundo cheio de nada, as experiências e os sentimentos que compartilham são a sua força para viver.” (via Crunchyroll)

slice of life
  • Violet Evergarden
  • Ano: 2018
  • Gênero: Drama; Fantasia; Slice of Life
  • Sinopse:

Em certo ponto no tempo, no continente de Telesis. A grande guerra que dividiu o continente em norte e sul terminou após quatro anos e as pessoas estão entrando em uma nova era. Violet Evergarden, uma jovem conhecida anteriormente como “a arma”, deixou o campo de batalha para começar uma nova vida no serviço postal. Lá, ela fica profundamente comovida com o trabalho de “Auto Memories Dolls”, que carregam os pensamentos das pessoas e as convertem em palavras. Violet começa sua jornada como uma Auto Memories Doll, e se depara com as emoções de várias pessoas e diferentes formas de amor. Há palavras que Violet ouviu no campo de batalha, que ela não pode esquecer. Estas palavras foram dadas a ela por alguém muito querido por ela, mais do que qualquer outra pessoa. Ela ainda não sabe o seu significado, mas ela procura encontrá-lo.” (via Crunchyroll)

(via Game Rant)

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]