Animes slice of life não são obras sobre o nada e podemos provar 

Você gosta de Slice of life? Há muitas pessoas que tem preconceito contra o gênero, por acharem que são animes vazios de conteúdo.

slice of life
Reprodução/ Internet

Slice of life é um gênero de anime e mangá que tem como objetivo mostrar o cotidiano da vida comum. Apesar de não ser voltado para a ação, fantasia ou sobrenatural, ele pode extrapolar situações reais para torná-las mais fictícias e menos normais do que se espera de uma obra que apenas retrate o cotidiano. 

A maioria dos slice of life são de comédia, por tirarem sarro da vida comum. Esse é o caso dos maravilhosos animes Barakamon e Uramichi Oniisan. No primeiro, acompanhamos a vida de um artista que quase perdeu tudo ao se irritar com um crítico. Esse artista não só parece ter perdido sua paixão pela caligrafia japonesa, como não consegue evoluir seu trabalho e vai para o campo, em uma cidadezinha pequena, tentar se reconectar com sua arte.

Siga o Nerd Site no Google Notícias e não perca nada do universo nerd/geek!

O anime é engraçado e envolvente, principalmente pela personagem infantil que está sempre aprontando com o protagonista. Mas, não é só de comédia que a obra se sustenta, ela transmite ao público importantes lições sobre a vida, o trabalho, e sobre não levar as coisas tão a sério. 

Quanto ao anime Uramichi Oniisan, ele pode ser descrito como uma comédia depressiva da vida adulta. Ele também pode ser encaixado nos slice of life, pois seu objetivo é mostrar a triste vida adulta, os trabalhos humilhantes que jovens se submetem no início dessa fase, e as contas que precisam ser pagas. Claro, o anime extrapola ao extremo essas situações. 

O objetivo de Uramichi Oniisan não é necessariamente ensinar alguma lição de vida, mas simplesmente mostrar como ser adulto é difícil e ridículo. Qualquer adulto se identifica facilmente com os personagens dessa história e muitos de nós têm vidas muito parecidas.

Outro slice of life de destaque é K-ON. Você pode até achar que ele fez sucesso por suas personagens bonitinhas e músicas cativantes, mas que não passa de uma história sobre não fazer nada. E, sim, ele é sobre isso, mas não quer dizer que sua história seja vazia. K-ON trás sim lições importantes em meio ao “nada” que as personagens fazem. Ele está ali para dizer ao público que está tudo bem relaxar e curtir seus hobbies. 

Reprodução/ Internet

Mas, até mesmo K-ON, em algum momento, admite que só não fazer nada para sempre é impossível e que isso não leva a lugar nenhum. E, quando nossas protagonistas se dão conta disso, elas passam a trabalhar duro para desenvolver suas habilidades na música. Então, acompanhar o cotidiano escolar de um grupo de amigas que se encontra nas horas vagas para relaxar e tocar em uma banda, tem muito a dizer sobre o ritmo acelerado de nossa vida real.

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]