Tudo o que você precisa sobre o mestre do mangá de horror Junji Ito

Como Junji Ito se tornou quem ele é hoje? Descubra a seguir mais sobre vida e obra do mangaká conhecida pelos mangás do horror.

junji ito
Reprodução/ Internet

Você com certeza já ouviu falar de Junji Ito, ainda mais com tantos anúncios de publicação de seus mangás por aqui. Ele é o autor dos mangás de terror/ horror mais famoso do mundo e seu trabalho tem ganhado cada vez mais reconhecimento recentemente, ganhando diversas adaptações, entre elas um anime baseado nos contos de Junji Ito Maniac: Tales From The Japanese Macabre, e um anime de sua obra mais popular, Uzumaki. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre a vida e obra do criador dos clássicos Tomie, Uzumaki e Gyo, e saiba como sua carreira teve início.

Origens de Junji Ito

Junji Ito começou a se interessar por mangás de horror devido suas duas irmãs mais velhas que liam muitas obras do gênero, principalmente do mangaká Kazuo Umezu. E, desde criança, tentou desenhar seus próprios mangás, mas acabou crescendo e se tornando um técnico em prótese dentária. Muito tempo depois, ainda trabalhando na área odontológica, ele escreveu um conto no Monthly Halloween e ganhou o Prêmio Kazuo Umezu, tendo o próprio Kazuo Umezu como juiz. Hoje, esse conto é conhecido como Tomie, o primeiro mangá de Ito.

Obras mais populares

Tomie foi só o início da carreira de Junji Ito, sendo também um de seus vários trabalhos famosos. No entanto, sua obra mais popular é Uzumaki, que está sendo adaptada para anime pelo Studio Drive. Outras de suas obras de sucesso são: Gyo, uma adaptação do livro de terror Frankenstein de Mary Shelly, e seu único mangá que não é de horror, Junji Ito’s Cat Diary: Yon & Mu.

Ele também é famoso por seus contos compilados em antologias, que misturam horror cósmico e corporal. Entre suas antologias estão: Flesh-Colored Horror, Lovesick Dead e Dissolving Classroom. Junji Ito também tem one-shots assustadores que merecem toda a aclamação, como Snow White, Phantom Mansion e Ghost Heights Management Association. Ele também já trabalhou em outras mídias como no projeto de videogame Death Stranding.

Por que ele é tão popular?

Segundo o site Game Rant, sua popularidade vem em parte de seu estilo de desenho, que apesar de simples e mais realista, é perfeita para deixar as imagens ainda mais aterrorizantes. Outro de seus pontos fortes é o ritmo de suas histórias.

Muitas de suas histórias são lentas, em vez de cheias de ação. Muitas vezes, Junji Ito cria ‘sustos’ de mangá que são de página inteira, ou mesmo duas páginas, imagens aterrorizantes durante uma cena monótona. O planejamento do painel de Junji Ito é frequentemente comparado a Invocação do Mal, já que ele muitas vezes guarda o verdadeiramente aterrorizante para mais tarde e passa a maior parte de seu trabalho construindo suspense lentamente, através de informações básicas e dicas sutis. Muitas vezes, em uma segunda ou terceira leitura de suas obras, você pode encontrar dicas e muito mais ao longo da série que você pode não ter notado antes, dando ao que antes era uma cena monótona um significado muito mais profundo e aterrorizante.” (via Game Rant)

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]