Tóquio ganha apartamento gratuito para aspirantes a mangaká

Tóquio é a cidade perfeita para o surgimento dos mais diversos e estranhos empreendimentos, como apartamentos somente para futuros mangakás.

mangaká
Reprodução/ Internet

Hoje em dia, os leitores de mangás já sabem muito bem como a indústria é cruel com os mangakás, seja os aspirantes, os novatos, ou até mesmo os artistas famosos com longas carreiras. Aqueles que trabalham na área não costumam ganhar muito dinheiro e, além disso, quase não tem tempo livre para descansar, ou curtir a família e os amigos. 

Foi pensando nessa vida difícil dos mangakás, que surgiu um novo comércio em Tóquio, no Japão, chamado Manga-so. Ele é um apartamento compartilhado, gratuito, e focado em ajudar aqueles que querem se tornar mangakás, mas que não tem estabilidade financeira para isso. Essa casa permite que os futuros autores de mangás permaneçam no local por até um ano. 

Segundo o site Otaku USA, a palavra “Manga-so” é uma brincadeira com “Tokiwa-so”, “o nome de um prédio também localizado no distrito de Toshima, em Tóquio, que abrigou vários mangakás famosos no passado, incluindo Osamu Tezuka e Fujiko Fujio.”.

O apartamento Manga-so

O aluguel do apartamento é gratuito, além dos serviços públicos e taxas de comunicação. Apesar dessas vantagens, nem tudo é de graça, pois os mangakás tem que pagar 5% de seus royalties por dois anos, caso consigam publicar suas obras. “Mas há um limite de custo de 500.000 ienes (que é aproximadamente US$ 3.730).” (Via Otaku USA).

O prédio é compartilhado e suporta oito pessoas. Ele tem como foco mangakás de webtoons ou mangás digitais. O local também dá aos moradores acesso a mesas digitalizadoras e a mesas e cadeiras feitas para quem precisa trabalhar por longas horas sentado.

Gosto de um ambiente onde as pessoas tentam melhorar aprendendo com os outros, então espero poder competir com outros residentes enquanto me dou bem com eles”, disse a residente Hinano Nishimura, de 25 anos. (Via Otaku USA).