Jujutsu Kaisen | Os hiatos do mangá levam a novas preocupações com a indústria e seus mangakás

O mangá de sucesso, Jujutsu Kaisen, está em histo devido a problemas de saúde de seu mangaká Gege Akutami.

No Twitter, na conta @jujutsu_PR, foi postado um anúncio de que o capítulo 178 de Jujutsu Kaisen não sairia na edição desta semana da revista Shonen Jump, devido aos problemas de saúde contínuos do/a mangaká Gege Akutami. 

 Jujutsu Kaisen
Reprodução/ Internet

Recentemente, vários rumores apontavam que o/a mangaká estava passando por diversas dificuldades e atrasos. Diferente de outros hiatos planejados, esse último foi repentino, o que deixou os fãs ainda mais preocupados.

As condições de trabalho na indústria de mangás e seus inúmeros problemas não são novidade para ninguém. Mas, diferente de anos atrás, recentemente, os fãs e os artistas têm se manifestado mais constantemente sobre o assunto e feito críticas diretas aos trabalhos exaustivos e opressivos da área.

Vários casos recentes de hospitalizações, hiatos não planejados, depressão e o falecimento do criador de Berserk, Kentaro Miura, tem chamado cada vez mais a atenção, mas até agora não levaram a nenhuma mudança real nas demandas irreais e condições de trabalho insalubres.

Segundo o site CBR:

Alguns fatores que contribuem para esse fenômeno têm a ver com as tendências de excesso de trabalho endêmicas da cultura de trabalho japonesa, bem como o status desprotegido de muitos mangakas e estúdios em relação a seus empregadores e editores. Isso leva a hábitos de trabalho irreais e insalubres e, claro, alta demanda. Um gráfico preocupante compartilhado por um mangaká anônimo, descreveu a alta pressão e o escasso tempo pessoal disponível para os artistas.

Ao contrário de grande parte da força de trabalho regular no Japão, os artistas de mangá geralmente trabalham por conta própria. Como tal, eles nem sempre se qualificam para a cobertura de saúde obrigatória exigida pela lei japonesa. Efetivamente contratados, os artistas de mangá geralmente são compensados ​​apenas com a conclusão de uma quantidade definida de trabalho. Essa pressão externa, quando associada às demandas de produção de arte satisfatória e inspirada – versus meramente ‘conteúdo’ – problematiza o tempo necessário para descanso e recuperação. Os efeitos finais desses incentivos negativos que se cruzam podem ser trágicos, pois são previsíveis.” (via CBR)

Veja também:

Apesar do futuro da indústria ainda ser sombrio e indicar que nada mudará por uns bons anos, os fãs de Jujutsu Kaisen provam que os fãs das obras compreendem as necessidades dos artistas e de que eles precisam de mais tempo para produzir suas histórias e de que a carga horário de trabalho precisa ser menor para a saúde física, mental e até para a criatividade dos mangakás. (via CBR)

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]