Relembre a “Barbie japonesa”, boneca que já ganhou até anime

Antes do filme da Barbie chegar aos cinemas, vamos relembrar algumas curiosidades em relação a sua versão japonesa.

Licca-chan - Reprodução Ámbito Financeiro
Licca-chan – Reprodução/ Ámbito Financeiro

Você sabia que existe uma boneca no Japão conhecida como a Barbie japonesa? Já falamos sobre ela aqui no Hit Site, mas trazemos essa personagem da cultura pop asiática mais uma vez, para lembrarmos da grande influência que a boneca americana pode ter tido na “não-tão-conhecida” no ocidente Licca-chan.

Licca-chan foi criada em 1967, alguns anos depois da Barbie, que surgiu em 1959. Ela é uma das preferidas das crianças japonesas e, hoje em dia, também dos adultos, tendo virado um ítem colecionável por homens e mulheres do país. Licca tem 22 centímetros e é menor que a Barbie, tendo um aspecto mais delicado e com uso de menos maquiagem. 

Ela foi criada pela fabricante Takara Tomy e já vendeu mais de 60 milhões de unidades, ganhando até mesmo uma coleção para o público adulto. A personagem é apresentada pela empresa como uma menina de 11 anos, que tem uma mãe japonesa estilista e um pai francês que trabalha como músico. 

Licca e redes sociais

Licca-chan - Reprodução/ The Japan Times
Licca-chan – Reprodução/ The Japan Times

Hoje em dia a Licca é muito popular entre adultos que usam as redes sociais para postarem fotos da boneca com diferentes roupas e em diferentes cenários. Ela também possui uma enorme comunidade chamada “A verdadeira vida de Licca-chan” e sua criadora afirma que:

“não vive uma vida de sonho, mas uma vida real, em um quarto bagunçado e cometendo erros. Se mostramos para as pessoas que até alguém como Licca-chan vive deste jeito, isso permite que se sintam confortáveis com elas próprias”

Se o filme da Barbie, que estreia dia 20 de julho, fizer sucesso, será que haverá uma chance de vermos um filme da Licca-chan? Afinal, a boneca tem um perfil completo feito por sua empresa e longas histórias criadas por seus fãs. Saiba mais em Takaratomy.co. (Via Extra.Globo).

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]